Massoterapia reúne diversas vantagens na manutenção da saúde

Tratamento pode ser grande aliado na luta contra as dores, no relaxamento, na perda de medidas e na prevenção de doenças

por José Alberto Rodrigues* 11/07/2018 13:30
Ramon Lisboa/EM/D.A Press
"A massoterapia traz benefícios psicológicos a longo prazo, já que a massagem proporciona prazer para o corpo e, principalmente, para a mente" - Diene Silva, massoterapeuta da IFBB-MG (foto: Ramon Lisboa/EM/D.A Press)

Depois de um estressante dia de trabalho, nosso corpo acaba absorvendo as tensões trazidas pela exaustão dessas atividades. E nada como uma boa massagem para relaxar. As diversas técnicas podem se tornar ótima alternativa para acalmar corpo e mente, aliviando as inquietações enfrentadas diariamente com o trabalho, estudo e atividades físicas. A massagem alivia a dor, produz efeito revigorante e aumenta nossa corporeidade. Mas, muito além de questões físicas, a massoterapia pode ajudar a reduzir problemas no sistema digestório, medidas, depressão e ansiedade.

Para muitas pessoas, o toque proporcionado pela massagem é sinônimo de relaxamento. Porém, a massoterapeuta da Federação Mineira de Fisioculturismo (IFBB-MG) Diene Silva ressalta a importância da massoterapia para a manutenção do nosso corpo e a diminuição de males do nosso organismo. “Visamos cuidar da saúde por meio da massagem, trazendo relaxamento pro corpo e pra mente, controlando e prevenindo dores diversas. Além de fortalecer o sistema imunológico, melhorar a circulação sanguínea, eliminar toxinas e hidratar a pele”, pontua.

Dessa forma, a massagem opera na diminuição de doenças causadas pela correria do dia a dia, como a angústia, a ansiedade o estresse e a depressão. “A pessoa que se submete à massoterapia tem benefícios instantâneos, com o relaxamento das partes tensionadas. O que faz com que ela esvazie a mente e vá esfriando o corpo, passando a interagir melhor consigo mesma e pensando melhor nas suas ações do cotidiano. A massoterapia traz benefícios psicológicos a longo prazo, já que a massagem proporciona prazer para o corpo e, principalmente, para a mente”, comenta a massoterapeuta.

De acordo com Diene Silva, além de praticar exercícios físicos, ter alimentação equilibrada e se hidratar de forma correta, as pessoas precisam se conectar com elas mesmas. E a massoterapia pode ser um caminho para esse equilíbrio físico e emocional. “O espaço proporcionado pelo massoterapeuta é ótimo clima para essa conexão. O massageado passa a lidar com seu corpo e sua mente. E acaba se envolvendo em um relacionamento diferente consigo e com a pessoa que está aplicando a massagem. A música lenta também contribui para esse momento, a respiração e o corpo acabam acompanhando o som, fazendo com que a alma se desacelere”, ressalta

MODOS

Existem massagens para diversas finalidades: relaxamento, redução de medidas, alívio de dores, correção postural e muitas outras. Por conta disso, a prática da massoterapia tem sido amplamente usada como tratamento complementar para curar males do corpo e da mente. As técnicas podem ser aplicadas de forma localizada ou de forma integral, conforme a finalidade buscada. “Para cada caso temos um tratamento específico”, afirma a massoterapeuta.

A massagem bem aplicada e de forma adequada e rítmica sobre a pele e músculos proporciona resultados satisfatórios. A massagem relaxante é a mais conhecida e a mais usual. Ela combate a tensão muscular, auxilia no fluxo intestinal, estabiliza a pressão arterial e, principalmente, diminui o estresse. “A relaxante promove profundo estado de bem-estar, diminui as dores musculares e cãibras, já que aumenta a circulação sanguínea e oxigena melhor as células.”

Outras massagens têm finalidade estética. As modeladoras e a drenagem linfática têm objetivos parecidos, que são a eliminação da celulite e da gordura localizada. E estão entre as mais procuradas nas clínicas, de acordo com Diene. “Hoje em dia, temos procura muito grande por drenagem linfática, cuja maior função é a eliminação de edemas e toxinas”, avalia.

As massagens redutoras e modeladoras podem ser eficientes e trazem até bons resultados ao corpo. “Como estímulo em pontos específicos, a pessoa pode perder até 22cm e cerca de 500 gramas por sessão”, conta Diene. Apesar dessa ação no corpo, é sempre importante a prática de exercícios físicos, alimentação mais saudável e a busca por uma vida longe do sedentarismo.

FREQUÊNCIA

Além de serem ótimas e ajudar no controle do estresse, as massagens podem ter resultados ainda melhores quando feitas regularmente. Se elas forem mais duradouras, o seu corpo poderá vivenciar os benefícios por mais tempo. “A frequência vai depender do tipo de cada tratamento. A massagem relaxante pode ser realizada uma vez por semana ou conforme a sua disponibilidade, já podendo ser grande diferencial para seu bem-estar e saúde. Já a drenagem linfática ou a modeladora, como se trat"a de massagens mais pesadas, são feitas, geralmente, até duas sessões por semana”, finaliza.

*Estagiário sob a supervisão da subeditora Elizabeth Colares