Cada vez mais tecnológicos, tratamentos estéticos são alternativas a cirurgias plásticas

Novas técnicas fazem os procedimentos de beleza avançarem, complementando ou substituindo intervenções cirúrgicas, mas a preferência do público ainda é dividida

por Laura Valente 18/12/2017 18:24
Jair Amaral/EM/D.A Press
Para a estilista Danielle Benício, de 39 anos, os equipamentos são grandes aliados da beleza (foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)

País de população assumidamente vaidosa, o Brasil ocupa a segunda posição no ranking mundial de cirurgia plástica, segundo dados da International Society of Aesthetic Plastic Surgery (ISAPS), ficando atrás apenas dos Estados Unidos (EUA) na corrida pela beleza. Novidade é que, frente aos avanços da tecnologia, procedimentos estéticos não invasivos também têm sido procurados e já chegam a quase dividir a preferência do público interessado em benefícios como rejuvenescimento, perda de medidas, correção de manchas ou melhora na tonicidade da pele, entre outros.

Somente no ano passado, foram realizados 2,5 milhões de procedimentos estéticos no país, sendo 1,45 milhão de cirúrgicos e 1,07 milhão não cirúrgicos (também segundo dados do ISAPS). “Mundialmente, o procedimento cirúrgico mais realizado é a mamaplastia de aumento (colocação de implantes na mama), seguida pela lipoaspiração em segundo lugar e as cirurgias palpebrais (na região dos olhos) em terceiro. O Brasil acompanha o mesmo padrão mundial. Já quanto aos não cirúrgicos, o mais realizado é a toxina botulínica, seguida pelo ácido hialurônico em segundo lugar e pela remoção de pelos em terceiro”, comenta o médico cirurgião Marcelo Versiani, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - Regional Minas Gerais.

Nas clínicas, além dos equipamentos para a remoção de pelos, também têm sido procuradas máquinas que envolvem tecnologia de ponta com laser, radiofrequência, criolipólise e plataformas mistas e prometem benefícios como a destruição de células de gordura localizadas e o estímulo de produção de colágeno em sessões indolores e não invasivas. Justamente por oferecer benefícios sem traumas vêm fazendo sucesso como alternativa à cirurgia ou para potencializar os efeitos de uma intervenção ou da atividade física regular, como aponta a estilista Danielle Benício, de 39 anos, que não pensa em “entrar na faca” tão cedo.

“Sou mãe de duas meninas e, apesar da rotina de atividade física intensa, tinha queixa de flacidez na barriga e de flancos nas costas. Na clínica, além da depilação definitiva no rosto com laser, fiz criolipólise em cada área e um pacote em plataforma mista para potencializar os resultados. Não perdi peso e nem massa muscular, pois não era esse o meu objetivo, mas houve redução localizada de medidas, ganhei mais tonicidade e um desenho nítido de cintura. Com o novo contorno, todo mundo fala que eu emagreci. Como quero evitar a plástica até o último momento, os equipamentos têm sido grandes aliados”, afirma Danielle.

Na opinião do médico Marcelo Versiani, “a associação de tratamentos não cirúrgicos aos já consagrados tratamentos cirúrgicos aumentam o índice de satisfação dos pacientes, sendo, portanto, complementares. No meu consultório, a cirurgia plástica ainda ganha como carro-chefe, numa média de 60% da procura, mas os demais tratamentos também são significativos”, aponta.

Mas, de fato, como essas tecnologias funcionam? Os tratamentos são indicados para qualquer pessoa? Dá tempo de fazer com efeitos ainda no próximo verão? O Bem Viver conversou com especialistas sobre os avanços na área estética.

Por dentro da tecnologia estética
Equipamentos mais evoluídos viraram febre no país, mas é preciso falar sobre indicações e durabilidade dos tratamentos, cujo sucesso depende do estilo de vida de cada paciente

Beto Novaes/EM/D.A Press
A cirurgiã-dentista Eliene Aparecida Oliveira escolheu um pacote estético com laser e radiofrequência e sentiu a diferença na pele (foto: Beto Novaes/EM/D.A Press)

Pouco depois dos 30 anos, a cirurgiã-dentista Eliene Aparecida Oliveira decidiu dedicar mais cuidados à aparência. Visitou um endocrinologista e caprichou na atividade física. O “acabamento”, conta, se deu por meio da escolha de um pacote estético. “Cheguei a emagrecer 8 quilos, faço atividade física com personal, mas sempre ficam para trás detalhes como gordurinhas localizadas. Como tenho medo de sequelas e de complicações que podem ocorrer com uma cirurgia, como o risco de fibrose, optei pelo tratamento não invasivo com laser e radiofrequência. Fiz oito sessões e, apesar de os resultados virem com o tempo, já senti muita diferença na 'pochete' em volta do umbigo e na elasticidade da pele”, comemora.

Jorge Menezes, cirurgião plástico e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – Regional Minas Gerais, aborda a evolução na oferta de tais tratamentos. “Até há cinco anos, o mercado de estética brasileiro contava basicamente com dois tipos de laser, mas hoje existem aparelhos muito mais estratificados e complexos, específicos para indicações diversas, como melhora em rugas, flacidez, melasma e outros”, destaca.

O médico lembra que tanto profissionais de cirurgia plástica quanto dermatologistas são capacitados e gabaritados para exercer procedimentos complementares em cirurgia plástica ou de beleza, e explica a diferença entre as indicações. “Acredito que a cirurgia plástica facial ou corporal rejuvenesce e os tratamentos complementares embelezam, então penso que o ideal é estarem associados”, aponta.

No entanto, o profissional reconhece que há pessoas que preferem não operar, e, consequentemente, partem apenas para procedimentos não invasivos. “A tecnologia em laser com uso de CO2 fracionado, por exemplo, deixa a pele mais hidratada, com superfície mais sedosa, e combate os efeitos do envelhecimento com 'aspecto casca de laranja', melhorando a flacidez cutânea”, informa.

Ele cita ainda as terapias fotodinâmicas, que potencializam o princípio ativo de cremes e outras substâncias, e tecnologias que provocam estímulo à produção de colágeno, mas reforça que cada caso é particular e demanda uma minuciosa avaliação clínica, realizada por profissional. “A grosso modo, tais tratamentos têm efeito mais satisfatório para pessoas de 30 a 45 anos, que não tenham excesso de pele e podem se dar ao luxo de dispensar o bisturi. Para decidir, é preciso uma avaliação de um especialista que deve ser muito entendido no assunto”, observa.

INDICAÇÕES

Sobre a durabilidade dos efeitos, Menezes informa que os aparelhos tecnológicos configuram tratamentos superficiais e, obviamente, não têm o poder de paralisar o envelhecimento. “Qualquer procedimento de embelezamento não para o efeito do tempo, por isso muitas vezes é preciso refazer o pacote.” Ainda assim, o médico acredita em pelo menos cinco indicações para que o público opte por tais tratamentos no lugar de uma cirurgia plástica. “Pessoas ainda jovens, as que têm medo ou restrições à anestesia, aquelas que estão apenas parcialmente insatisfeitas, as que pretendem complementar uma cirurgia plástica ou que sofrem de doenças que limitam um procedimento invasivo”, lista Menezes.

A corrida pela beleza, reforça o médico, também deve ser baseada em parâmetros reais. “O cirurgião plástico não pode tudo, da mesma forma que aparelhos de estética não operam milagres. As pessoas precisam entender que a genética é o que manda, e que devem se sentir bonitas dentro de cada realidade e não de acordo com padrões ou modismos. Da mesma forma, devem estar belas dentro da década delas: não posso fazer um rosto de 40 em uma mulher de 70. Então, o público deve desconfiar de profissionais que prometem o impossível. Gosto de falar que procuro deixar minhas clientes com a cabeça nas nuvens e os pés no chão”, avisa.

Paulo Filgueiras/EM/D.A Press
"Este é um dos grandes desafios da área médica: incorporar a tecnologia na velocidade frenética em que ela se desenvolve, porém, com toda a segurança para não expor a população a riscos desnecessários, sem ceder a modismos, tampouco à pujança econômica de interesses comerciais" - Marcelo Versiani, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - Regional Minas Gerais (foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A Press)

Em comparação entre procedimento cirúrgicos e não cirúrgicos, Marcelo Versiani chama a atenção para o crescimento superior, ano a ano, dos não invasivos, lembrando que grande parte desses procedimentos inclui as toxinas botulínicas, os preenchimentos, os peelings e outros mais.

“As tecnologias avançaram bastante e, paulatinamente, devem ser incorporadas no arsenal terapêutico. Mas, desde que se mostrem realmente eficazes e livres de riscos. Este é um dos grandes desafios da área médica: incorporar a tecnologia na velocidade frenética em que elas se desenvolvem, porém, com toda a segurança para não expor a população a riscos desnecessários, sem ceder a modismos, tampouco à pujança econômica de interesses comerciais”, afirma Versiani.

Efeito Cinderela

Já na primeira sessão, novos procedimentos de radiofrequência “levantam” imediatamente o aspecto do rosto. Mas trata-se de um efeito momentâneo, já que, na maioria dos procedimentos, quanto mais estímulo melhores os resultados. “A radiofrequência é um tratamento em que utilizamos ondas eletromagnéticas de calor para promover o estímulo de produção de colágeno e a quebra programada de células de gordura. Usamos um gel ou óleo mineral para deslizar a ponteira da máquina em regiões como face, papada, pescoço e colo, abdômen, flancos, coxas, glúteos e até a região íntima. De acordo com avaliação, as sessões são semanais ou quinzenais, com manutenção a cada dois ou três meses, já que alguns dos resultados esperados ocorrem ao longo do tempo, como a quebra programada das células de gordura”, informa a dermatologista Thatya Taranto, proprietária de clínica de estética de mesmo nome.

Mas é preciso reforçar que tais resultados também dependem de outros fatores. “O estilo de vida do paciente também tem relação direta com o sucesso e a durabilidade dos efeitos pós-tratamento”, frisa. “Impossível generalizar, mas costumamos dizer que é possível reduzir até 50% das medidas em uma região localizada desde que o tratamento seja realizado por pessoa que cuida da alimentação, se hidrata e faça atividade física regular”, aponta a dermatologista.

Outra lembrança, reforça o cirurgião plástico Marcelo Versiani, diz respeito a falsas promessas e expectativas. “Os pacientes devem buscar todas as informações e esclarecimentos possíveis sobre o procedimento, para que possam escolher de forma consciente, e não impulsiva, realizá-lo ou não. Na atualidade, é preciso muito cuidado, pois nem todas as informações disponíveis no mundo digital são confiáveis.

O que fazer?
Dicas do médico cirurgião Marcelo Versiani, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - Regional Minas Gerais

» Primeiramente, deve-se escolher um profissional qualificado. Interessante pesquisar nos portais https://portal.cfm.org.br ou https://www2.cirurgiaplastica.org.br, bem como uma instituição que esteja devidamente licenciada, conforme a legislação vigente.

» Em seguida, peça ao profissional todos os esclarecimentos antes do tratamento.

» Cirurgias demandam a realização de exames pré-operatórios, os quais podem variar de acordo com o tratamento proposto e a idade do paciente. No mínimo, o médico deve pedir exames laboratoriais e avaliação clínica denominada risco cirúrgico.

» Somente após percorrer todas essas etapas e não havendo dúvidas é que se deve realizar qualquer tratamento.

Veja quem pode sonhar com uma repaginada estética com o uso da tecnologia

» Indicação: Pessoas não intolerantes aos produtos usados. Lembrando que quanto mais jovem e saudável o estilo de vida, maior a perspectiva de alcance dos resultados almejados.

» Contraindicação: Exposição solar para tratamentos à base de laser. Pessoas intolerantes aos produtos usados; portadores de diabetes, cardiopatas, pneumopatas, nefropatas e portadores de doenças crônicas instáveis, portadores de marca-passo e/ou de implantes metálicos; grávidas e lactantes.

Arsenal contra a celulite
Tratamentos que combinam tecnologias diferentes em uma mesma plataforma são indicados para combater as principais queixas em estética corporal. Conheça quais são, o que prometem e como agem

Lucas Bacelar/Divulgação
A dermatologista Thatya Taranto lembra que a expectativa dos benefícios esperados deve ser proporcional ao estilo de vida do paciente (foto: Lucas Bacelar/Divulgação)

Entre as principais queixas da mulher brasileira, a celulite é um dos alvos de plataforma que combina tratamentos à base de radiofrequência, infravermelho, vácuo e rolete de drenagem, como informa a dermatologista Thatya Taranto. “O tratamento é indicado como 'padrão-ouro' e também combate flacidez e gordura localizada. Consequentemente, há, ainda, redução de medidas na terapia aplicada entre quatro e seis sessões, em intervalos semanais ou quinzenais.”

Tathya informa que a maior parte das pessoas pode se submeter a tais tratamentos (exceto grávidas, lactantes, portadores de marca-passo e de doenças crônicas em geral), sempre após a avaliação de um profissional. Para quem está de viagem marcada, ela informa que sim, ainda é possível obter algum efeito antes mesmo do próximo verão, lembrando que a expectativa dos benefícios esperados deve ser proporcional ao estilo de vida do paciente.

Marcos Vieira/EM/D.A Press
Na Clínica Aprimori, as sócias Lorena Di Pársia e Carolina Reis explicam que o tratamento com plataforma mista é o mais procurado (foto: Marcos Vieira/EM/D.A Press)

Concorda Natália Ribeiro Rezende, fisioterapeuta especialista em fisioterapia dermatofuncional e sócia da clínica Aprimori ao lado de Carolina Reis de Oliveira, educadora física, e Lorena Rodrigues Di Pársia, também fisioterapeuta. “Nosso carro-chefe é a plataforma combinada.” Ela lembra que, na época da formatura na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em 2009, o mercado da área em BH ainda era pequeno. Ainda assim, se apaixonou pela estética e apostou no filão. “Antes de abrir a clínica, trabalhei com outros profissionais e busquei especialização fora da cidade. Hoje, o mercado evoluiu muito: há muito mais clínicas e a oferta de aparelhos complexos e sofisticados que trazem resultados impressionantes contra celulite, flacidez, gordura localizada, além de limpeza de pele, revitalizações, pelling, tratamento para manchas e outros”, conta.

Discorrendo sobre tecnologias recentes, a fisioterapeuta aponta laseres como o Nd-Yag e o Erbium-Yag. “A plataforma robótica traz ponteiras para diferentes tratamentos, como depilação e combate a vasinhos, flacidez, gordura, estrias e manchas.” Já a tecnologia de radiofrequência, explica Natália Ribeiro, estimula a produção de colágeno, tratando ainda a flacidez de pele. Assim, ela aponta como a principal vantagem de plataformas combinadas o fato de incluir até quatro tratamentos em um só: “Além das já mencionadas laser e radiofrequência, o infravermelho, por exemplo, potencializa o efeito da radiofrequência; a pressão negativa ativa a circulação, aumenta o metabolismo local e a produção de colágeno e, por fim, a massagem local traz o efeito drenagem e outros benefícios, ajudando na remodelação corporal”, informa.

• Prazos e efeito programado

A fisioterapeuta Natália Ribeiro reforça que a maioria dos tratamentos estéticos baseados em uso de tecnologias prevê resultados programados, ou seja, ao longo do tempo. “O corpo demora um pouco para responder, não podemos pensar em efeitos imediatos”, diz. Geralmente, explica, a radiofrequência é dos poucos com ação imediata por agir diretamente na retração da fibra de colágeno. Já o contrário, a criolipólise, tratamento que age destruindo células de gordura por meio do resfriamento em uma única sessão, tem efeito ao longo do tempo, já que causa lesão nos adipócitos que são eliminados ao longo de dois a três meses pelo organismo”, pontua. A durabilidade do efeito, reforça, depende de estilo de vida, condição clínica e idade do paciente (quanto mais jovem, maior é a produção de colágeno).

De acordo com a lógica particular de expectativa de prazos para efeito de cada tratamento, Natália Ribeiro aponta que a maior procura é justamente no período pré-verão e carnaval. “O movimento se mantém alto ao longo de janeiro e fevereiro. Já depois da semana santa o público procura mais pelos tratamentos de inverno, como depilação a laser e tratamento para manchas de pele, terapias que não combinam com a exposição solar.” Outro dado relevante é que a procura não é restrita ao público feminino. “Cerca de 10% de nossos clientes são homens”, revela.

O investimento para contratar os pacotes estéticos ainda é alto, como reconhecem as clínicas. Parte da justificativa é que os aparelhos são importados. “Não conseguimos baratear, pois a tecnologia é muito cara”, diz a fisioterapeuta. Mas, quem pode não abre mão da possibilidade de ajudar a natureza. “Aderi ao tratamento em plataforma para dar uma pincelada, um acabamento no visual, pois há áreas em que nem por meio da ginástica e controlando a alimentação conseguimos obter resultados tão específicos. Tanto que o tratamento revelou o músculo por baixo da capa de gordura. Como nunca gostei do efeito lipoaspiração e nem de cicatriz, optei por fazer o procedimento não invasivo e fiquei muito satisfeita”, registra a estilista Danielle Benício.

Após emagrecer 8kg com reeducação alimentar e muita malhação, Eliene Aparecida Oliveira também virou fã dos procedimentos não invasivos. “Sempre há uma gordurinha danadinha que não quer sair. Com a terapia à base de laser perdi medidas, mas o que mais gostei foi a retomada da firmeza da pele. O investimento é alto, mas, em comparação a uma cirurgia, valeu a pena. Para completar, não houve pré e nem pós-operatório”, comemora a dentista. Para completar, ela diz ter acabado de chegar de um congresso internacional na área de saúde bucal em que tratamentos estéticos à base de laser estiveram em destaque. “Lá fora, a tecnologia estética é rotina, isso é o futuro”, finaliza Eliene.

Conheça os tratamentos tecnológicos em alta:

CRIOLIPÓLISE

» Indicação: combate a gordura localizada em regiões como abdômen, flancos, costas, culote e papada.
» Como funciona : utilizando aplicadores que se acoplam a diferentes áreas do corpo, o tratamento congela as células a temperaturas negativas (em torno de 7 graus negativos) para depois quebrá-las e fazer com que sejam digeridas e eliminadas lentamente pelo organismo.

LASER

» Indicação: é muito usado para rejuvenescimento global, estímulo de colágeno, melhora na textura e redução dos poros, e também para combater estrias (laser Erbium-Yag). Trata peles jovens e maduras.
» Como funciona: aplicado de quatro a seis sessões (com intervalos quinzenais ou mensais). Os mais modernos são o Nd-YAg e o Erbium-Yag, A ponteira chamada TightSculpting esculpe o corpo ao mesmo tempo em que confere firmeza à pele. Reduz a gordura localizada no subcutâneo da área tratada, definindo o contorno e ao mesmo tempo melhorando a flacidez.

RADIOFREQUÊNCIA FOCADA

» Indicação: combate rugas, flacidez, celulite e gordura localizada graças ao maior comprimento de onda, capaz de atingir camadas mais profundas da pele, possibilitando controlar a profundidade do foco. Na face, melhora o contorno do rosto, diminui a papada e levanta o olhar triste, com o estímulo de formação de colágeno. Alguns equipamentos têm ponteira que realiza o rejuvenescimento íntimo, combatendo a flacidez de grandes e pequenos lábios.

PLATAFORMA MISTA

» Indicação: combate a celulite, flacidez e gordura localizadas e é indicado para tratar regiões como abdômen, flancos, braços, coxas, glúteos e panturrilha.
» Como funciona: em quatro sessões de 1 hora (cada), com intervalos quinzenais.

Qual é a sua queixa?

A seguir, especialistas indicam possíveis tratamentos para as reclamações que mais chegam às clínicas:

» Flacidez: radiofrequência, laser e plataformas mistas
» Celulite: plataforma com radiofrequência isolada
» Rejuvenescimento e flacidez: laser
» Papada: criolipólise (se for de gordura) e laser (se for de flacidez)
» Redução de medidas: todos

» Quanto custa?

A média de preço varia de acordo com o tratamento indicado e número de sessões, mas, geralmente, fica a partir de R$ 500 (para protocolos mais em conta). O preço da sessão de criolipólise, por exemplo, gira em torno de R$ 600 a R$ 700.