Conheça alimentos que não podem faltar no cardápio de um vegano

Especialista conta que é preciso priorizar fontes vegetais de proteínas, ferro, zinco e vitaminas

por Estado de Minas 01/11/2017 16:38
Reprodução/Internet/Blog Tudo Gostoso
(foto: Reprodução/Internet/Blog Tudo Gostoso)

Seja por motivos religiosos, defesa dos animais, ou pela busca por qualidade de vida, cada vez mais pessoas estão aderindo ao veganismo, cujo Dia Mundial foi celebrado nesta quarta-feira. A filosofia de vida vegana rejeita qualquer alimento ou bem de consumo obtido pela exploração animal. No Brasil, a comemoração vem de encontro a um momento em que a demanda por produtos deste tipo cresce quase que de forma exponencial.

Segundo Cyntia Maureen, nutricionista e consultora da Superbom, empresa especializada na fabricação de produtos saudáveis, em se tratando exclusivamente de alimentação, a retirada dos itens de origem animal do cardápio não é prejudicial, mas também só garante benefícios à saúde se feita a troca por alimentos saudáveis. “É preciso que o adepto da nova dieta tenha uma alimentação rica e balanceada com leguminosas, sementes, frutas, vegetais e cereais. Dessa forma, o indivíduo está menos propenso a desenvolver doenças cardíacas, diabetes, câncer, sobrepeso, obesidade e problemas gastrointestinais”, pontua.

Ela conta ainda que, para seguir o caminho certo, é preciso consultar um nutricionista, que poderá conduzir a mudança de acordo com as necessidades particulares do organismo. Realizar exames de sangue de rotina também é importante. Outra dica da especialista consiste em buscar por informações de qualidade sobre o veganismo. “Acesse meios de comunicação que possuem essa filosofia como objeto central. É uma forma de conhecer diversas receitas veganas, ler artigos e notícias sobre o tema, além de poder trocar experiências com indivíduos que já passaram ou estão passando por essa transição”.

Abaixo, a consultora elencou os principais alimentos que não podem faltar no cardápio de quem não consome nada de origem animal. Confira:

Feijão

O feijão é rico em carboidratos complexos e possui também vitaminas, ferro e antioxidantes em abundância. “Meia xícara de feijão possui a mesma quantidade de proteínas que 30 gramas de carne. O alimento ainda auxilia no controle dos níveis de colesterol e triglicerídeos”, afirma a nutricionista.

Chia e linhaça

Cyntia destaca que essas duas sementes são boas fontes de fibras e proteína vegetal. “Elas ainda contêm ácidos graxos e ômega-3, que auxiliam no controle da pressão e colesterol, e, consequentemente, atuam na prevenção de doenças cardiovasculares”.

Tomate

Além de conter diversos nutrientes benéficos para o nosso organismo, o tomate é uma fonte rica em vitamina C e A. “A presença do ácido ascórbico, disponível no tomate e em frutas cítricas, melhoram a absorção de ferro. Por isso, é recomendável beber um copo de suco de tomate todos os dias e evitar bebidas gaseificadas, já que elas fazem o efeito contrário”, orienta a nutricionista.

Vegetais verdes-escuros

São ricos em água e fibras e contribuem para que a proteína presente em outros alimentos seja melhor absorvida. “Ainda suprem a necessidade de ferro, cálcio e zinco, que estão presentes nas opções de origem animal, e são fontes de vitaminas A, C e K”.

Cogumelos

Os cogumelos são ricos em proteínas e uma ótima opção para substituir a carne, além de possuir nutrientes que estimulam o desenvolvimento do sistema imunológico. “Com 100 gramas de cogumelos prontos já conseguimos substituir as proteínas existentes em 100 gramas de carne vermelha. Mas vale lembrar que o ideal é que ele seja cozido ou assado com verduras e legumes, e não com molhos calóricos que possuem altos níveis de sódio”, recomenda.

Soja

A soja é fonte de proteína magra e possui vários benefícios para a saúde, entre eles a redução do mau colesterol. “Fonte de fibra, esse alimento é rico em ácido fólico, cálcio, magnésio, zinco e vitamina K”, conclui Cyntia, consultora da Superbom.