Cesariana pode aumentar o risco de obesidade

Resultados de estudo sustentam a hipótese de que a aquisição de micróbios vaginais maternos é necessária para o desenvolvimento normal dos sistemas imune e metabólico

20/10/2017 15:13
Reprodução/Internet/foxnews.com
(foto: Reprodução/Internet/foxnews.com)

Pesquisadores norte-americanos mostram evidências de que o tipo de parto pode influenciar o ganho de peso. Em experimentos, a equipe notou aumento no risco de obesidade e diminuição da diversidade na composição da microbiota em ratos nascidos de cesariana quando comparados às cobaias que nasceram de parto normal. Detalhes do estudo foram publicados na edição de 11 de outubro da revista Science Advances.

O trabalho foi feito com base em pesquisas epidemiológicas que mostraram vínculos entre cesáreas e aumento do risco de obesidade em seres humanos. Para os autores, essa relação pode ser provocada por uma interrupção de transmissão de micróbios maternos para o bebê durante o nascimento. Dessa forma, não seriam fornecidas as informações necessárias ao sistema metabólico e imunológico no início da vida.

O experimento foi feito com 69 roedores, sendo 34 ratos nascidos por cesariana e 35, por parto normal. Os pesquisadores mediram o peso corporal e utilizaram técnicas genômicas para analisar o DNA bacteriano intestinal dos filhotes dos primeiros dias de vida até a fase adulta.

Os ratos nascidos pela cesariana ganharam, em média, 33% mais peso nas 15 semanas após o desmame do que aqueles nascidos vaginalmente, com fêmeas ganhando 70% mais de peso. Os pesquisadores também observaram diferenças significativas nas espécies bacterianas que compunham o intestino dos roedores. A estrutura de microbioma de ratos nascidos de parto normal amadureceu normalmente ao longo do estudo, diferentemente das cobaias do outro grupo. Nessas, a estrutura da microbiota amadureceu muito cedo inicialmente, mas se tornou relativamente imatura com o tempo.

Micróbios protetores

Os grupos bacterianos que predominaram nos ratos nascidos por parto normal - Bacteroides, Ruminococaceae e Clostridiales - podem ser a causa da não ocorrência de acúmulo de gordura, segundo os autores. “Nossos resultados sustentam a hipótese de que a aquisição de micróbios vaginais maternos é necessária para o desenvolvimento normal dos sistemas imune e metabólico. Nosso estudo é o primeiro a demonstrar uma relação causal entre a cesárea e o aumento do peso corporal em mamíferos”, ressalta, em comunicado, Maria Dominguez-Bello, autora principal do estudo, microbiologista e pesquisadora da Universidade de Nova York, nos Estados Unidos.

A cientista também reforça a necessidade de realização de novos estudos. “Mais pesquisas são necessárias para determinar se o domínio de certos grupos bacterianos pode proteger contra a obesidade”, diz. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a cesária é necessária em cerca de 15% dos partos. No entanto, representa quase 50% dos nascimentos em alguns países, incluindo Brasil, República Dominicana e Irã.