Projeto do Servas oferece 120 vagas em curso para gestantes em situação de vulnerabilidade social

'Carinho de Mãe' chega à oitava edição nesta quarta-feira, em Contagem

20/06/2017 14:59
Servas/Divulgação
Carolina Pimentel, presidente do Servas, presenteia Arlene Dutra de Jesus (foto: Servas/Divulgação )

Para algumas mulheres, a maternidade é um dos momentos mais importantes de suas vidas. É nesse período que o apoio e a orientação corretos são essenciais. Mas, nem para todas as mães, isso é possível. Pensando assim, a presidente do Serviço Voluntário de Assistencial – Servas, Carolina Pimentel, idealizou o projeto Carinho de Mãe, que chega à sua oitava edição, nesta quarta-feira, de 8h às 16h30, no Centro Materno-Infantil Juventina Paula de Jesus, no Eldorado, em Contagem.

O projeto oferece cursos gratuitos para gestantes em situação de vulnerabilidade social e tem capacidade para 120 participantes. Serão ministradas palestras sobre cuidados durante a gestação e com o recém-nascido, zika vírus na gravidez, cuidados e prevenção, importância da vacinação de crianças e do teste do pezinho, entre outros temas. As informações serão repassadas por profissionais especializados e com vasta experiência no atendimento a grávidas e recém-nascidos.  

O Carinho de Mãe foi idealizado em 2015. Naquela ocasião, Carolina, que aguardava o nascimento da primeira filha, percebeu a necessidade de promover o acesso à informação e a troca de experiências para essas gestantes. “Toda mulher grávida tem o direito de receber orientações sobre a gestação, de esclarecer dúvidas com especialistas e trocar ideias com outras gestantes sobre essa fase tão delicada na vida de todas nós que esperamos um filho. Mas infelizmente a dura realidade e a falta de recursos muitas vezes não permite que isso ocorra”, esclarece a presidente do Servas.

Para Carolina, “oferecer informação durante a gestação é o primeiro passo para a cidadania”. O Carinho de Mãe também vai orientar as gestantes sobre a importância da participação efetiva no atendimento ao recém-nascido. Vai alertar, ainda, sobre a importância do exame do pezinho, do teste do reflexo vermelho, da triagem auditiva neonatal e do calendário de vacinação. “Outros pontos a serem trabalhados serão o incentivo ao aleitamento materno e repasse de informações que permitam aos pais a efetivação de suas responsabilidades e direitos sociais”, acrescenta Carolina.

Depois de participar do Carinho de Mãe em abril de 2016, Izabella Rocha Ribeiro, de 36 anos, que esperava seu segundo filho, destacou a importância do curso. “Já tive outra gestação, cuidei da minha filha, e por isso achei que não fosse ter dúvidas com a chegada do meu segundo filho. Mas fiz muitas perguntas, inclusive sobre o parto, e fiquei satisfeita com as informações. "A estudante Josiane Brito Pereira, grávida pela primeira vez de uma menina, contou ter esclarecido muitas dúvidas sobre cuidados com o bebê, principalmente nos primeiros dias de vida. “Uma coisa muito importante que aprendi foi que os bebês não têm de ficar muito agasalhados. Eu imaginava que eles não poderiam tomar vento.”


Serviço:

Quando: dia 21 de junho
Onde: Centro Materno-Infantil (Avenida João César de Oliveira, 4303 - 4307 – Eldorado)
Horário: 8h às 16h30
Onde se inscrever: Servas (Rua Cristóvão Colombo, 683, Funcionários).
Tel: (31) 3349-2400 e na maternidade