Faculdade oferece atendimento odontológico gratuito para casos não cobertos pelo SUS

Pacientes com câncer e doenças renais ou hepáticas, encaminhados pelos hospitais Mário Penna, São Francisco de Assis e da Baleia, podem ser atendidos

por Benny Cohen 07/06/2017 07:53

Divulgação/Newton Paiva
(foto: Divulgação/Newton Paiva)
 
A Clínica Escola de Odontologia do Centro Universitário Newton Paiva está oferecendo atendimento gratuito a pessoas com câncer na região do pescoço e cabeça ou que vão fazer transplante de medula ou ainda com doenças hepáticas ou renais.

O serviço, que não é encontrado no SUS (Sistema Único de Saúde), começa antes da radioterapia e da quimioterapia e continua por até seis meses após o tratamento.

 

No segundo semestre do ano passado, o serviço fez 104 atendimentos desse tipo. E alcançou 11.660 atendimentos odontológicos, realizados por intermédio do projeto de extensão em estomatologia com ênfase no atendimento de pacientes oncológicos, com participação de 20 pessoas.


“Quando se inicia um procedimento como a quimioterapia ou a radioterapia é importante que a saúde bucal do paciente esteja em dia, já que a imunidade fica muito baixa e uma simples infeção pode se agravar. O tratamento é para evitar complicações futuras”, diz Vladimir Noronha, professor do curso de Odontologia da Newton e responsável pelas cirurgias do projeto de extensão.

Os tratamentos são oferecidos para pessoas encaminhadas por médicos dos hospitais Mário Penna, São Francisco de Assis e da Baleia, parceiros da Newton no projeto. Mas há vagas para outras pessoas na mesma situação:"O paciente que não for encaminhado por estes hospitais, mas deseja atendimento, deve comparecer à Clínica Escola de Odontologia da Newton com uma guia médica que comprove o tratamento de câncer ou das outras doenças que entram na categoria dos atendidos pelo projeto. Nós iremos atendê-lo da mesma forma", completa o professor.

Entre os serviços prestados nesse projeto estão extrações e diversos procedimentos cirúrgicos, ortodontia preventiva, restaurações, próteses, limpeza, canal, tratamento de gengiva e a laserterapia.

Os agendamentos de consulta e tratamento devem ser feitos pelo telefone (31) 3516-2616 ou diretamente na Clínica Escola Odontologia da Newton. Os atendimentos são realizados às quartas-feiras, de 14h às 18h.
 
Serviço

Atendimento na Clínica Escola de Odontologia da Newton
Data: Toda quarta-feira
Horário: das 14h às 18h
Local de atendimento: Clínica Escola de Odontologia da Newton (Unidade de Saúde Dr. Navantino Alves de Souza - Av. Silva Lobo, 1.718 – Grajaú).
Agendamento: (31)3516-2616 ou diretamente no local