Conheça cinco benefícios do saquê para a saúde

A bebida, quando consumida com moderação, pode ajudar na prevenção de doenças, como alergias e até câncer

por Joana Gontijo 12/05/2017 13:40
Tradbras/Divulgação
(foto: Tradbras/Divulgação )

Um produto tradicional, milenar, diretamente ligado a questões culturais. Quando se trata de saquê, logo vem à mente a imagem do acompanhamento ideal para as deliciosas receitas japonesas. Mas as vantagens do consumo da bebida ícone do Japão abrangem muito mais do que se supõe em um primeiro momento. Único, com sabores e aromas peculiares, o saquê é feito a partir de componentes básicos, como arroz e água, e aí está o segredo: quando esses ingredientes são somados a agentes de fermentação (levedura e o fungo koji-kin), a iguaria se transforma com uma pureza incrível, simples, e mesmo assim complexa. A ciência já desvendou muito mais sobre a bebida que, ingerida com frequência e moderação, pode até ajudar a prevenir doenças, como alguns tipo de cãncer e alergias. Empresa focada na importação e exportação de produtos orientais, a Tradbras mostra alguns benefícios do saquê para a saúde.

Confira abaixo os cinco motivos para beber saquê:

1. Redução do risco de alguns tipos de câncer:

Estudo realizado com 265 mil homens japoneses pela National Câncer Center revelou que aqueles que bebiam saquê todos os dias tinham menor risco de desenvolver câncer que os indivíduos que não o consumiam. O departamento médico da Universidade de Aichi descobriu ainda elementos na bebida que inibem o aparecimento de câncer de bexiga, próstata e células de tumores uterinos. A glucosamina presente no produto ativa células anti-tumorais Natural Killer. Além disso, é afirmado que o saquê apresenta a menor taxa de mortalidade por cirrose e câncer de pulmão, em relação a outras bebidas alcoólicas, como cerveja e uísque.

2. Sistema cardiovascular:

O consumo moderado de saquê pode auxiliar doenças cardíacas e cerebrovasculares, prevenindo a formação de coágulos sanguíneos e ajudando na redução do colesterol. A ingestão comportada da bebida aumenta a uroquinase, uma substância que desfaz coágulos no sangue.

3. Auxílio do clareamento de pele:

O saquê contém uma variedade de substâncias que inibem o desempenho da melanina, um dos motivos pelo aparecimento de manchas solares, manchas de idade e sardas.

4. Benefícios para pele áspera:

Algumas pesquisas descobriram que saquê contém α-Etil Glucoside (α-EG), o que dá seu amargor. A substância auxilia no tratamento da pele áspera através da cornificação de células epidérmicas.

5. Auxílio na prevenção de alergias:

O saquê contém cinco tipos de substâncias que inibem a enzima chamada Catepsina B, uma das causas de alergias. Assim, o consumo moderado pode auxiliar na prevenção no aparecimento de alergias de pólen, alimentos e ácaros da poeira de casa.

É bom lembrar: os pontos positivos no consumo do saquê para a saúde não se aplicam a doses elevadas da bebida. A ingestão em grandes quantidades reverterá a maioria desses benefícios em malefícios. Então, aproveite, mas comporte-se!