Autismo: evento reunirá especialistas nacionais e internacionais para debater o tema

por Agência Estado 16/03/2017 14:38
Reprodução/Internet/leandroteles
(foto: Reprodução/Internet/leandroteles)

De 27 de março a 02 de abril, Ribeirão Preto (SP) recebe pelo terceiro ano consecutivo o TEAbraço - Semana Internacional do Transtorno Espectro Autista. Com uma intensa programação, o evento, que acontece no Shopping Iguatemi, tem como proposta disseminar informações sobre o universo autista, contribuir com a inserção de portadores de TEA na sociedade, trazer novidades sobre o assunto, quebrar preconceitos, além de fortalecer a causa e contribuir para a percepção do tema pela sociedade no Brasil.

O projeto é uma iniciativa da Jujuba - empresa especializada em soluções tecnológicas para crianças com autismo - em parceria com Dr. Carlos Gadia, diretor do Nicklaus Children"s Hospital Miami - uma das mais expressivas referências em autismo no mundo. "O TEAbraço nasceu da necessidade de trazer ao Brasil um evento voltado para a disseminação de informações e conhecimentos sobre o autismo, que hoje atinge mais de 2 milhões de brasileiros, segundo a Associação Brasileira de Autismo", conta Carol Felício, presidente da Jujuba.

Este ano, a 3ª edição da Semana Internacional do Autismo, que terá como tema "A importância da influência da família no tratamento do TEA", reunirá sete dias de programação incluindo palestras, feira de expositores, sessões de cinema, shows, mostra de artes, espaço de integração, atendimentos assistidos, treinamentos, cursos de capacitação, workshop internacional e uma caminhada em 02 de abril -Dia Internacional do Autismo. R

enomados profissionais internacionais e nacionais já estão confirmados no evento.

Programação Gratuita

Entre as oportunidades oferecidas pelo evento está o Ciclo de Palestras, que acontece na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi e conta com uma seleção de diversos especialistas em saúde, educação e outros setores que envolvem o autismo. Entre os confirmados estão Berenice Piana tratando "Autismo conquistando direitos"; o adestrador Adoniran Thomaz com o tema "Meu cão Terapeuta"; Thiago Toledo, terapeuta e preparador físico, tratando o tema "Exercícios Físico e Autismo"; Maria Claudia Brito, Diretora Geral do Instituto Nacional Saber Autismo; palestra "Mães que fazem" com Tatiana Takeda, Mariana Alckmin (projeto Teapoio), Andrea Werner (autora do livro Lagarta Vira Pupa) e Adriana Godoy (projeto Integrar); Fernanda Lima, com a iniciativa global de inserção laboral de pessoas com TEA no setor de TI; Celso Goyos abordando ensino da fala oral para crianças com transtorno; Vera Joffe explicando sobre mutismo seletivo; Dr. Mario Capelossi, que trará o tema pediassuit X autismo, além dos participantes do projeto TISMOO (avanço da genética) Dr. Alysson Muotri, Dra. Graciela Pignatari e Dr. Carlos Gadia. Todas as palestras são abertas ao público.

Ainda no espaço, e também com entrada gratuita, haverá tarde de autógrafos com a escritora Andrea Werner (Lagarta Vira Pupa) e com o estudante portador de TEA Nicolas Brito Sales.

Workshop Internacional


O Workshop Internacional do TEAbraço terá como ponto de partida temas recorrentes ao universo do autismo como genética, tratamentos, pesquisas, comorbidades, direitos, medicamentos, conduta profissional e intervenções terapêuticas.

Os convidados para as palestras são profissionais dos grandes centros de excelência de Autismo dos Estados Unidos, entre eles, Neuropediatra Dr. Carlos Gadia; Erin S. Brooker-Lozott, especialista em linguagem e em desenvolvimento e diretora na Fundação Els for Autism na Flórida; Katia Moritz - PHD Doutora em Psicologia Clínica e Escolar e Diretora do NBI em Florida; Celisabel Caldevilla- mestre em psicologia BCBA na Florida; Dr. Erasmo Casella- Neuropediatra do Instituto da Criança HCFMUSP e Jéssica Weber -Ph.D., BCBA e Coordenadora na Fundação Els for Autism na Flórida.

A programação completa e as inscrições para o Workshop Internacional estão disponíveis no site www.teabraco.com.br. As vagas são limitadas. Para entrar em contato com a organização do evento, envie e-mail para contato@teabraco.com br

Website: https://www.teabraco.com.br