Sociedade de Dermatologia promove 'Dia C de Combate ao Câncer Pele' com mutirão de consultas gratuitas

Em Minas Gerais, ação acontece em oito postos de atendimento em seis cidades do estado. Em BH, Hospital das Clínicas e Santa Casa serão os locais de atendimento

por Redação 22/11/2016 13:30
Ana Rayssa/Esp. CB/D.A Press
Mutirão terá exames gratuitos e consultas preventivas para análise e diagnóstico da doença (foto: Ana Rayssa/Esp. CB/D.A Press)
No próximo sábado, dia 26 de novembro, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) promove o ‘Dia Nacional de Combate ao Câncer da Pele’ em todo o Brasil. Das 9h às 15h, 105 postos de atendimento farão um mutirão de consultas gratuitas em 21 estados do país. Em Minas, seis cidades estão contempladas. Na capital mineira, o Hospital das Clínicas e a Santa Casa serão os locais de atendimento.

Além de exames gratuitos e consultas preventivas para análise e diagnóstico da doença, também estão previstas atividades educativas, como aulas expositivas para mostrar como o usar o filtro solar corretamente e quais os sinais que devem ser observados como suspeita de câncer de pele. As pessoas interessadas devem apenas comparecer a um dos postos de atendimento que participam da mobilização. O atendimento será por ordem de chegada.

Os outros postos de atendimento em Minas Gerais são: Hospital Universitário da UFJF e Hospital Universitário e Maternidade “Therezinha de Jesus” da Faculdade Suprema, em Juiz de Fora; Núcleo de Atenção à Saúde e de Práticas Profissionalizantes, em Montes Claros; Ambulatório Dr. Plínio do Prado Coutinho, em Alfenas; Hospital Imaculada Conceição, em Curvelo; e Universidade Federal do Triângulo Mineiro, em Uberaba. Postos de atendimento pelo Brasil, podem ser conferidos no link https://www.controleosol.com.br/mapa/.

O ‘Dia C de Combate ao Câncer de Pele’ representa o início da campanha Dezembro Laranja que também tem o objetivo de alertar a população para a prevenção de tumores na pele. Desde 1999, 538.687 pessoas mil pessoas já foram atendidas na ação. Em 2009, a SBD recebeu a certificação do ‘Guinness World of Records’ por não só ter promovido a maior campanha médica do mundo realizada em um único dia como também a  maior campanha mundial de prevenção ao câncer da pele, com mais de 34 mil atendimentos em diferentes regiões do Brasil.

Atenção aos sintomas
O câncer da pele pode se manifestar como uma pinta ou uma mancha, geralmente acastanhada ou enegrecida, como também uma ferida que não cicatriza. Conhecida como ‘regra do ABCDE’ a técnica ajuda na suspeita de uma lesão maligna e sinaliza que um dermatologista deve ser procurado. Veja:

A= lesão assimétrica

B= bordas irregulares

C= alteração de cor

D= diâmetro maior que 6 mm

E= evolução ou modificação da lesão



Outra forma de avaliar o risco da doença é através da “Calculadora de Risco para Câncer da Pele”, também disponível no site www.controleosol.com.br. É importante ressaltar que nem o autoexame e nem a calculadora de risco substituem a consulta ao especialista.

A orientação da SBD é que as pessoas se examinem com periodicidade e também que estejam atentas aos familiares já que muitas vezes os cânceres podem aparecer em regiões que não se consegue ver sozinho.

 

Postos de atendimento em Belo Horizonte:

Hospital das Clínicas
Ambulatório de Dermatologia do Hospital das Clínicas da UFMG - Alameda Alvaro Celso, 55
Bairro: Santa Efigênia
Ponto de Referência: Extra supermercado

Santa Casa:
Centro de Especialidades Médicas - Rua Domingos Vieira, 416.  
Bairro: Santa Efigênia
Ponto de Referência: Antigo Cardiominas