Uai Saúde

Entenda por que as frutas não podem ficar de fora da sua alimentação

Elas não são só uma opção deliciosa no cardápio dos dias quentes, mas fontes de hidratação, fibras e fundamentais para a saúde e prevenção de doenças

Lilian Monteiro
- Foto: Tanja Sund/Freeimages
Difícil imaginar quem nasceu em um país tropical tendo à disposição uma variedade incrível de frutas deixar de consumi-las. Encontrar uma que conquistará seu paladar é missão das mais fáceis. As frutas têm alto valor nutricional, assim como relevantes índices de água, fibras, vitaminas e minerais. Tudo que nosso organismo precisa para ser saudável. O médico ortomolecular e nutrólogo Luiz Jabbur, membro da Sociedade Mundial de Medicina Anti-aging (Wossan)/Europa, ressalta a importância de incentivar o consumo de frutas nas altas temperaturas. “É imprescindível.” Ele afirma que a Associação Brasileira de Nutrologia (Abran) preconiza “sete porções de frutas e vegetais, sendo que cada salada caprichada ingerida nas duas principais refeições do dia (almoço e jantar) correspondem a duas porções.

Por isso, a Abran recomenda comer três frutas diferentes durante o dia, com diferentes características de vitaminas e minerais. “O ideal seria uma cítrica (limão ou laranja); outra vermelha, por causa dos flavonoides, que protegem as artérias; e a terceira amarela (banana). A receita mais didática é ter o máximo de cor que conseguir, é a mesma história da salada colorida”, indica.

Jabbur explica que hoje em dia muitas crianças e jovens deixam as frutas de lado.
“Eles têm mais prazer em consumir produtos industrializados. Mas sempre falo no consultório que eles aprendem por meio de exemplos. Quem leva a alimentação para casa são os adultos e os pais devem comer e ter o hábito de comprar e disponibilizar para os filhos, ainda que a fruta possa dar um “trabalho” a mais, ser higienizada para ficar pronta para o consumo. É bom lembrar que os alimentos industrializados têm alto índice de açúcar, e o paladar fica viciado e, às vezes, a pessoa não vai sentir o gosto tão saboroso da fruta. Por isso, é preciso dar um tempo para resgatar o sabor original do alimento”, ensina.

Não só gostosas e saudáveis, o nutrólogo enfatiza que as frutas são aliadas na prevenção de doenças cardíacas e relacionadas à hipertensão arterial, propensão à desnutrição, e o aumento do consumo das fibras previne vários tipos de câncer, com destaque para o de intestino e reto, entre outras. O médico lembra que a salada de fruta é uma ótima pedida, e não só para os dias quentes. Ele comenta que “o grande erro da salada é quando colocam o suco de laranja. Nunca deve acrescentá-lo porque separar a frutose (o açúcar da fruta) da fibra não é benéfico para o ser humano. Substitua o suco da laranja por tangerina ou mexerica, que não é tão cítrico quanto o do limão e não tem tanta frutose. O ideal é consumir a laranja in natura e com o bagaço, já que a fibra vai fazer a frutose ser liberada mais lentamente e ainda ajudará no trânsito intestinal constipado.”

Luiz Jabbur, que assume o compromisso de cuidar do organismo como um todo, sempre buscando a promoção da saúde e a prevenção de doenças, recomenda consumir as frutas de cada estação, já que vão “estar mais frescas e baratas”.

GORDURAS A melhor característica da fruta é que todos podem consumi-la, “com a ressalva que seja a fruta mais a fibra. Agora, há exceções com frutas ricas em gordura (mesmo sendo a boa), como o abacate e o avocado, para quem está fazendo dieta para emagrecer. O valor calórico é elevado. Quem também está em dieta tem de evitar a uva e a laranja por causa da frutose e o alto índice glicêmico.
Nesse caso, com orientação médica, é preciso saber que há dois parâmetros: o índice glicêmico, que é quanto de insulina o corpo vai produzir para carrear o açúcar da própria fruta para dentro das células; e a carga glicêmica, que é quanto de açúcar a fruta tem. Vale destacar que a melancia, antes vetada por alguns profissionais para a dieta, já foi liberada porque tem alto índice glicêmico, mas baixa carga glicêmica. Pode ser consumida à vontade”, esclarece Jabbur.

A fruta é uma aliada da atividade física, ótimo alimento para o pré e o pós-treino. O nutrólogo acrescenta que “a banana, por exemplo, um carboidrato simples, médio e complexo, é ideal para consumir antes da ginástica, para contribuir com o rendimento. O coco é considerado a árvore da vida e excelente para o pós- treino ao promover discreto aumento da insulina. E associado ao whey protein ajuda a carrear para dentro do músculo o aminoácido, o que favorece o ganho de massa magra. O coco in natura é um triglicéride de cadeia média (TCM) e, antes do treino, dá energia. Já o abacate e o avocado são ótimos no pré-treino porque aumentam o sistema glutationa, que combate os radicais livres. É o carro-chefe do sistema antioxidante do organismo. Uma excelente escolha, já que o organismo produz mais radicais livres durante o treinamento.
Aliás, o avocado, além de fortalecer o glutationa, aumenta o GH, o hormônio do crescimento”.

Luiz Jabbur pede atenção com uma fruta, o açaí, que virou febre nacional e muitos adoram. “O açaí, depois do cacau, é a fruta com mais poder oxidante. O problema é o industrializado, já que colocam xarope de guaraná para o gosto ficar palatável, o que é prejudicial à saúde porque vai fazer aumentar a insulina no corpo.” E para quem gosta de frutas secas, o médico ortomolecular faz um alerta. “São legais, mas quando desidratadas perdem água e o poder de hidratação, presente nas frutas in natura. E lembre-se: elas têm a caloria aumentada.”

Luiz Jabbur, médico ortomolecular - Foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press - 26/11/15
Dicas práticas do médico ortomolecular Luiz Jabbur:

Banana:

» Corte a banana-prata em três pedaços e coloque no freezer. Você terá gelo de banana e pode usá-lo de várias maneiras, como bater no liquidificar para fazer vitaminas.

Jabuticaba:
» Lave em água corrente e leve para o freezer. Ao congelar, a casca sairá com facilidade e você terá um picolé supergostoso, além de aumentar o tempo de vida da fruta.

Você sabia?
*Descubra a ficha técnica de 12 frutas superimportantes para você incluir no seu dia a dia:

1) Abacate:
Nutrientes: Vitamina K, fibras, potássio, folatos, vitamina B6 (piridoxina), vitamina C e cobre.
Benefícios: transtornos circulatórios, anemia, aterosclerose, hipertensão arterial, lesões digestivas, diabetes e dietas tonificantes.

2) Limão
Nutriente: vitamina C.
Benefícios: antianêmico, fluidificante (evita a trombose), depurativo, anemia, afecções circulatórias, excesso de ácido úrico, cálculos renais, infecções, afecções digestivas e anticancerígeno.

3) Figo
Nutrientes: fibras, potássio e magnésio.
Benefícios: afecções bronquiais, prisão de ventre, constipação e gripes e aumento das necessidades nutritivas.

4) Melancia
Nutrientes: vitaminas C, A, B (piridoixna) e B1 (tiamina), potássio e magnésio.
Benefícios: doenças dos rins, insuficiência renal, litíase (cálculo), infecções dos rins e diabetes.

5) Amora
Nutrientes: magnésio, vitaminas C, B12 (riboflavina) e B3 (niacina), fibras, folatos, potássio, ácidos gordos (ômega) e cobre.
Benefícios: doenças infecciosas, prisão de ventre, insuficiência renal e hepática e estimula os processos de desintoxicação do organismo.

6) Melão:
Nutrientes: vitaminas C, A, B6 (piridozina) e B3 (niacina), potássio, folatos e fibras.
Benefícios: afecções urinárias, insuficiência renal, cálculos renais e areias, infecções urinárias, artrite úrica e gota e desidratação.


7) Mamão
Nutrientes: vitaminas C, A, E e K, folatos, potássio e fibras.
Benefícios: afecções do estômago, úlcera gastroduodenal, hérnia do hiato, pirose (acidez do estômago), afecções intestinais, diarreia infecciosa, parasitas intestinais e afecções da pele.

8) Banana
Nutrientes: vitaminas B6 (piridoxina) e C, potássio, fibras e magnésio.
Benefícios: afecções cardíacas, problemas intestinais, artrite úrica e gota, regime baixo em sódio e diabetes.

9) Laranja
Nutrientes: vitaminas C, A e B1 (tiamina), fibras, folatos, potássio e cálcio
Benefícios: doenças infecciosas, trombose, arteriosclerose, afecções cardiovasculares e prisão de ventre

10) Uva
Nutrientes: magnésio, vitaminas C, B1 (tiamina) e B6 (piridoxina) e potássio.
Benefícios: afecções cardíacas (em geral), afecções das artérias coronárias, vasodilatação, diminuição da agregabilidade plaquetária, arteriosclerose, trombose, anemia por falta de ferro, afecções hepáticas, hemorroidas, afecções intestinais, afecções renais, gota e excesso de ácido úrico, astenia (cansaço) e ação antitumoral (processos cancerosos)

11) Abacaxi
Nutrientes: magnésio, vitaminas C, B1 (tiamina) e B6 (piridoxina), cobre e fibras.
Benefícios: obesidade, esterilidade, cancro do estômago, ptose gástrica (estômago descaído) e hipocloridria (falta de sucos).

12) Maçã:
Nutrientes: fibras e vitamina C.
Benefícios: diarreia e colite, prisão de ventre, eczemas crônicos da pele, hipertensão arterial, colesterol, arteriosclerose e colelitíase (pedrasna vesícula).


* Fonte: www.alimentacaosaudavel.org

.