Cinco erros comuns que comprometem a saúde da pele

Muito se engana quem pensa que tem a pele oleosa e, por isso, não precisa de hidratação

por Estado de Minas 26/08/2016 15:00
Notícias ao Minuto/Reprodução da internet
(foto: Notícias ao Minuto/Reprodução da internet)
Se a pele tem apresentado acne, ressecamento e até algumas manchas, isso pode ser reflexo da maneira como a ela está sendo cuidada. Como explica a dermatologista Tathya Taranto, existem cinco erros muito comuns que comprometem, e muito, a saúde e a beleza da pele:

» Não usar filtro solar: Esse produto é o anti-idade mais poderoso que existe. Mas a sua importância vai muito além desse fato, pois o protetor solar previne o câncer de pele, o aparecimento de manchas, queimaduras e até rugas finas.

» Não lavar o rosto: A pergunta é comum: “Tomo banho todos os dias e isso basta, certo?”. Errado. É preciso lavar o rosto ao acordar e antes de dormir com o sabonete específico para o seu tipo de pele e necessidade. Isso ajuda tanto na eliminação de sujeiras e impurezas da pele, como regula seu pH e produção de sebo.

» Dormir com maquiagem: O prudente é retirar a maquiagem todas as noites com produtos específicos, como água micelar e demaquilantes apropriados para cada tipo de pele. Dormir com resquícios de maquiagem favorece alergias e o aparecimento de poros obstruídos e espinhas.

» Não usar hidratante: Muito se engana quem pensa que tem a pele oleosa e, por isso, não precisa de hidratação. Muitas vezes, a pele reage ao ressecamento produzindo mais óleo para suprir essa necessidade, o que gera o efeito rebote. Para cada tipo de pele, existe o hidratante ideal.

» Manipular lesões: Não é correto manipular ou “cutucar” qualquer lesão que apareça na sua pele. O contato da pele com as mãos favorece infecções secundárias e aparecimento de manchas no local. Em caso de aparecimento de lesões ou feridas na pele, é preciso procurar o dermatologista. “Outra atitude que não ajuda em nada a sua pele é não se consultar com o dermatologista ao menos uma vez ao ano. Esse profissional avaliará a saúde da sua pele e indicar os produtos e tratamentos mais indicados para você", completa a especialista.

Componentes alergênicos

Já está valendo a norma que obriga os fabricantes de alimentos a incluir nos rótulos e embalagens aviso sobre a presença de componentes alergênicos em seus produtos. A medida foi estabelecida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) como forma de apoio aos pacientes com alergias a 17 ingredientes, entre eles crustáceos, ovos, peixes, amendoim, leite e castanhas. Essa decisão foi implantada para evitar confusões sobre a composição dos alimentos e mesmo a ingestão acidental. Alérgicos ao leite, por exemplo, não podem ingerir presunto, mortadela e macarrões instantâneos. Por desinformação, a compra de um desses produtos pode levar uma criança ou adulto a uma crise séria.

Harmonização e interação

Com o tema Dores da alma, a homeopata clássica, terapeuta holística e energética Rose Ferraz está coordenando um grupo para trabalhar a harmonização e aliviar as dores da alma, tais como luto, depressão, estresse e angústia. Mais informações e inscrições pelo telefone (31) 98640-3336.

Para profissionais de estética
A Adcos promove uma série de cursos no Centro Técnico (Rua Curitiba, 1.506, Lourdes) e em sua loja do ItaúPower Shopping, para profissionais de estética. Amanhã, no Itaú Power, das 13h às 17h, será sobre tecnologia clari 8 – tratamento efetivo para todos os tipos de mancha; Terça-feira, no Centro Técnico, das 13h às 17h, o assunto será lifting de glúteos, circuito de tratamento integrado associado a isometria; no dia 29, no ItaúPower, das 13h às 17h, será sobre lipomodelagem com aceleração power delivery; no dia 26 de setembro, no Centro Técnico, das 13 às 17h, será o lançamento power delivery. Inscrições pelos telefofnes (31) 3299-2000 e (31) 98661-0002. Informações para cursos no ItaúPower pelo (31) 2557-3604 ou pelo e-mail supervisao.lojas@adcosbh.com.br.

Exame de Papanicolaou
As mulheres solteiras, divorciadas, separadas ou viúvas apresentaram maior chance de não realização do exame preventivo do câncer do colo do útero, quando comparadas com as mulheres casadas ou em união estável. Essa foi a conclusão da dissertação de mestrado defendida recentemente pela enfermeira Sabrina Daros Tiensoli, do programa de pós-graduação em enfermagem da Escola de Enfermagem da UFMG. Ela mapeou os principais fatores associados à não realização de exame de Papanicolaou. O câncer de colo uterino constitui importante problema de saúde pública no mundo. É uma das principais causas de morte em mulheres e o terceiro tipo de câncer mais comum na população feminina brasileira.

Cristais
A professora Maria José Marinho e o Ponto de Equilíbrio estão com inscrições abertas para o curso terapêutico dos cristais: autodesenvolvimento, poder pessoal e cura por meio dos cristais. Os cristais estão presentes na natureza e, segundo especialistas da área, por meio do seu poder e de sua aplicação ajudam na liberação de bloqueios e dos pensamentos negativos, trabalham os estados emocionais, aliviam dores musculares, dores de cabeça, de estômago, é aplicado nos chakras para transmitir energia e também no reiki, trabalhando as energias. O curso vai até o dia 26. Informações pelo (31) 3223-8340 e (31) 3225-4222 ou pelo e-mail mjm@pontoequilibrio.com.br.