Um ano solar

Profissionais decifram astros, números e cartas para traduzir o que o novo ano reserva para o Brasil e o mundo. E apontam o que há pelo caminho nos próximos 365 dias

por Lilian Monteiro 06/01/2016 17:00

Flickr/reprodução da internet
(foto: Flickr/reprodução da internet)
 

O homem é um curioso por natureza. Saber o que vai acontecer, descobrir antes, enxergar primeiro, desvendar o mistério, revelar o que está escrito são buscas diárias. As pessoas que estudam e têm o dom de prever o futuro se tornam ainda mais especiais quando um ano chega ao fim e muitos querem saber o que o próximo reserva. Traduzir astros, números, cartas, símbolos, energias, sentimentos, enfim, o que o destino escreveu cabe a poucos e, por curiosidade ou crença, envolve a maioria.


A paixão de Yubertson Miranda, o Yub, é tentar entender o ser humano e a vida. Formou-se em filosofia e, em seguida, astrologia. Fascinado pela numerologia, faz mapas numerológicos, e depois de mergulhar em vários cursos de tarô, joga as cartas. Desde 1997, trabalha com essas três ferramentas de autoconhecimento e previsões. Yub diz que 2016 será regido pelo Sol, um ano solar, ou seja, os atributos associados ao simbolismo do astro estarão em evidência. “Os benefícios, em termos práticos, giram em torno do desenvolvimento e da expressão de um comportamento mais generoso, caloroso e criativo. Encarar a vida com mais bom humor e autoconfiança em 2016.”

Mas como tudo na vida, há o outro lado. “O Sol, na astrologia, é um símbolo. E, como tal, tem seus atributos positivos e negativos. Esses são o egoísmo, a vaidade excessiva e a atitude de se mostrar superior aos outros. Quando percebermos que estamos olhando exclusivamente para nosso próprio umbigo e agindo de forma muito individualista, valerá a pena escolhermos viver o melhor lado simbolizado pelo Sol: confiar em nós mesmos e motivar as pessoas a serem mais otimistas e criativas na superação dos desafios de 2016”, ensina.

Infelizmente, lamenta Yub, o brasileiro não terá um alívio dos problemas que encarou em 2015. “Gostaria de dizer que sim, mas 2016 será ainda mais desafiante do que 2015. Porque além do Brasil (o mapa astral de nosso país) ainda estará sob o trânsito de Netuno em Peixes, em quadratura com a Lua natal em Gêmeos – o que revela a crise (quadratura) representada pela continuidade das incertezas, confusões e decepções (atributos de Netuno) sobre o povo (Lua) brasileiro –; Saturno em trânsito por Sagitário fará quadratura ao Sol em Virgem do Brasil. Ou seja, muitos obstáculos, limitações e restrições (Saturno) trazendo frustrações (quadratura com Saturno) ao país em sua essência (Sol)”, diz.

Yub explica que, em função dessas quadraturas e da forte presença de Saturno sobre o Brasil em 2015, o ano de 2016 demandará a necessidade de maior amadurecimento (Saturno) de cada cidadão (Sol) e dos governantes (Sol) para lidar com as crises (quadraturas). “Muita disciplina, planejamento e perseverança (Saturno) para que possamos superar as limitações e restrições frustrantes (quadratura com Saturno) com amadurecimento (Saturno) e criatividade (Sol).”


Juarez Rodrigues/EM/D.A Press
O filósofo e astrólogo Yubertson Miranda diz que a numerologia e o tarô podem ser usados para prever como as pessoas e os governos vão se comportar este ano (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
Um propósito para sua vida

A numerologia é a mais indicada para prever como deve ser o comportamento das pessoas em 2016, na visão do filósofo e astrólogo Yubertson Miranda, o Yub. “Ela pode ser mais objetiva. O ano de 2016 será regido pelo 9 (originado da soma dos algarismos 2+0+1+6). E o comportamento das pessoas precisará essencialmente ser o de encontrar um propósito maior para suas vidas. Ainda mais que o vazio existencial e as incertezas quanto ao futuro poderão ser angustiantes neste ano. Daí a importância de encontrar este norte, este significado maior para cada dia a ser vivido. Ser guiado e inspirado por esse propósito dará força, entusiasmo e fé para cada um de nós. Será por meio desses atributos representados pelo simbolismo do 9 que conseguiremos renascer das crises e, durante esse processo, demonstrar o lado humanitário e generoso representado por esse número”.

Impossível falar de previsão sem indagar sobre o futuro da presidente Dilma Rousseff. Yub conta que perguntou ao tarô logo que o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, aceitou o pedido de impeachment. “Joguei o método passado/presente/futuro para essa questão. E o futuro para 2016 saiu a carta da Sacerdotisa/6 de Paus: ela se mantém (Sacerdotisa) vitoriosa e honrada (6 de Paus) como presidente do Brasil.”

Já nas questões do mundo, mergulhado em guerras, ameaças terroristas, intolerância, Yub prevê mais turbulências. “Além da quadratura entre Urano em Áries e Plutão em Capricórnio, a qual vem sinalizando desde 2010 uma fase de impactantes turbulências (essa configuração esteve presente tanto na 1ª quanto na 2ª Guerra Mundial) e que estará ativa também em 2016, a quadratura entre Saturno e Netuno durará todo o ano de 2016. Os meses mais críticos serão junho, agosto e setembro. Imagine o seguinte. Essa configuração astrológica apresenta justamente as crises (quadratura) da dificuldade de ter estrutura, limite e segurança (Saturno), porque as bases, isto é, o que representa estabilidade em nossa vida, individual e coletivamente, está se dissolvendo (Netuno).”

Quanto ao futuro sobre áreas da vida como emprego, saúde e finanças, Yub explica que são previsões mais complexas que as previsões para o amor. Por isso, valerá a pena cada pessoa se consultar com um profissional gabaritado para mostrar as suas tendências para 2016. Já o amor, que ele detalhou (veja quadro) como a expressão amorosa, que varia conforme Vênus passa pelos signos, vai se estabelecer.

AUTOCONTROLE O astrólogo e filósofo destaca e chama a atenção para o que vai ocorrer de 17 de abril a 29de junho, quando Marte estará em movimento retrógrado – o que ocorre, geralmente, a cada dois anos. “Será uma época para retomarmos projetos que tínhamos abandonado ou relegado a segundo plano por conta da correria do dia a dia. Ao mesmo tempo, a sensação será de estar com o “freio de mão puxado”. E poderá ser irritante querer avançar e não poder ir com tudo, rapidamente, rumo à conquista das metas. Paciência e autocontrole para não explodir de raiva e nem tomar decisões impulsivas, imprudentes e infantis serão essenciais. Esforçar-se para ir degrau por degrau, avançando um pouco a cada dia, mesmo que pareça dar dois passos para trás e umpara frente em certos momentos, será o ritmo necessário para esse período. Lembre-se disso quando essa época chegar. As conquistas efetivadas desse modo serão gratificantes e durarão bastante. Semeie ideias e lance as sementes com cautela porque elas poderão frutificar a longo prazo. Quanto mais seus projetos tiverem um objetivo humanitário e doador, mais chances terão de dar certo”, diz Yubertson Miranda.



Hora de brilhar

A astróloga, bioterapeuta e biopsicanalista do Instituto Biosegredo Luiza Landini diz que 2016 é o ano para se mostrar. “Como 2015 foi um ano doloroso, o de Marte, agora o Sol vem para mostrar toda a luta e o empenho de quem fez tudo para brilhar e terá resultado. E mesmo quem não fez, é hora de olhar e ver se o fato de não ter lutado é porque não é isso que quer. Este ano será de vitalidade, de se atirar e acreditar no brilho e no divino dentro de si”, diz. Luiza afirma que é hora de ter fé nos projetos, nos relacionamentos e no desempenho pessoal.

“O brilho do Sol mostra que ninguém fica mais no escuro. E mesmo quem decida por isso não conseguirá. Não dá mais para adiar, mesmo o que se esconde debaixo do tapete. O Sol vai iluminar tudo, inclusive as coisas minuciosas. Não adianta tampar, tudo vai se mostrar e brilhar. Será sucesso para todos nós”, assegura. Para a astróloga, o Brasil vai encarar um ano de mudança e transmutação, e o Sol “vai mostrar que a lei será feita e vai proteger a presidente do país. Os lençóis cairão. Dilma Rousseff continua na Presidência”.

SUCESSO Ela prevê um ano em que as pessoas vão encarar de forma diferente o processo de individualização. “É hora de alimentar o mental e trazer a lucidez, aflorar a compreensão e a consciência. Despertar e aprender a se ouvir, saber o quanto dá valor a si mesmo.” A astróloga reforça que a palavra-chave para 2016 é “se mostrar”, ou seja, “é necessário deixar a timidez de lado e não sentir vergonha de acertar ou errar. Procure o caminho certo, é um ano para ficar feliz e se perceber. Não protele mais seus projetos: lance-se para o sucesso”.


COMO SERÁ O AMOR EM 2016*

» De 1º/1 até 23/1 (e depois de 18/10 a 11/11):
Vênus em Sagitário pedirá o prazer de viajar coma pessoa parceira ou encontrar alguém em uma viagem ou fazendo um curso, indo a uma palestra.

» De 23/1 a 16/2 (e depois de 12/11 a 7/12): Vênus em Capricórnio demandará um amor maduro em que um oferece segurança ao outro. Para quem é solteiro, o desejo de um vínculo realmente formal, comprometido e estável prevalecerá.

» De 17/2 a 12/3 (e depois de 7/12 até o fim de 2016): Vênus em Aquário mostra que o amor repleto de amizade e companheirismo será essencial. Iniciar uma relação com algum amigo ou algum colega servir de cupido para você conhecer alguém são tendências desta época.

» De 12/3 a 5/4: Vênus em Peixes revela que o amor-doação emque você faz saudáveis sacrifícios em prol de seu par e vice-versa erá essencial. Os solteiros precisarão ter cuidado para não se envolver em amores platônicos e ficar esperando o príncipe ou a princesa encantada.

» De 5/4 a 29/4: Vênus em Áries incentivará o amor independente, em que cada um estimulará o outro a desenvolver seus projetos. Cuidado com a competição e a impaciência na vida a dois. Época em que os solteiros valorizarão o amor-conquista e o desejo de vencer desafios para estar com alguém.

» De 30/4 a 23/5: Vênus em Touro revela uma época favorável ao amor que se expressa por meio da expressão corporal: carinho, toques, massagens e sexo para gerar prazer. Os solteiros desejarão um amor fiel, seguro, durável.

» De 24/5 a 17/6: Vênus em Gêmeos mostra que será um período em que a troca de ideias entre os parceiros, conversando bastante e vivendo uma vida social ativa, será muito favorável. Para os solteiros: a dúvida entre se relacionar ou não, entre uma pessoa ou outra.

» De 17/6 a 11/7: Vênus em Câncer enaltecendo a importância da vida íntima e dos mimos nas relações amorosas. Ficar em casa, assistir a um filme, preparar uma refeição para a pessoa parceira, enfim, garantir um clima de proteção e aconchego na vida a dois. Para os solteiros, o forte desejo de se envolver comalguém e o medo de ser rejeitado.

» De 12/7 a 5/8: Vênus em Leão pedirá muita alegria, prazer, sexo e romantismo entre você e a pessoa parceira. Muita troca de elogios poderá ser estimulante na vida a dois. Para os solteiros, oportunidades de namoro e de conhecer alguém especial.

» De 5/8 a 29/8: Vênus em Virgem demandando o amor que valoriza pequenos gestos de prestatividade e cuidados coma pessoa parceira. Para os solteiros, uma fase de maior exigência e seletividade em relação aos pretendentes.

» De 30/8 a 23/9: Vênus em Libra aumentando o romantismo tanto para solteiros quanto para comprometidos. O desejo por harmonia, diálogo e entendimento com o outro numa vida a dois repleta de companheirismo.

» De 23/9 a 17/10: Vênus em Escorpião intensificando as emoções, a libido e a intimidade na vida a dois. Os solteiros se sentirão fortemente atraídos e apaixonados por alguém e, ao mesmo tempo, terãomuito medo de se entregar em uma relação.

FONTE: YUBERTSON MIRANDA, FILÓSOFO, ASTRÓLOGO E NUMERÓLOGO (WWW.YUBMIRANDA.COM.BR)