Uai Saúde

Over training: você é viciado em endorfina?

Na busca da superação, do corpo ideal e até pensando na saúde, muitas pessoas passam do ponto e se machucam pelo excesso de exercício. Fisioterapeutas alertam sobre os riscos

Lilian Monteiro
Para especialistas, o principal erro das pessoas é ir além do limite - Foto: JUSTIN SULLIVAN / AFP PHOTOO over training, quando o exercício é excessivo, é cada vez mais comum para aqueles que buscam saúde e corpo saudável por meio da atividade física.
Muitos passam da medida, as lesões ocorrem e o destino é a busca da reabilitação nas clínicas de fisioterapia. Ricardo Carneiro, fisioterapeuta do Núcleo de Excelência em Fisioterapia (NEF) e professor de educação física da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), diz que o principal erro das pessoas é “ir além do limite, como se fossem viciados em endorfina, encefalina, drogas (neurotransmissores) que agem como analgésico e com efeito de bem-estar. Quem tem quer sempre mais e mais”. Além disso, ele ressalta que outro risco de lesões está na estética, “o que faz um grupo se submeter a carga de treinamento intensa. Somada a isso, tem ainda a questão mercadológica, com exercícios da moda, de alta intensidade, praticados em grupos que ultrapassam limites, que não respeitam o principal numa atividade física: a individualização. Muitos, por estímulo, para não passar vergonha, ultrapassam seu limite para estar no grupo, outros buscam bater os próprios limites e uma terceira categoria se preocupa com o lado social, de ser valorizado na sociedade e satisfazer sua vaidade”. Tudo isso leva ao exagero, e o corpo sofre as consequências, se lesiona.

Lucas De Paoli, fisioterapeuta da All Sports Reabilitação Esportiva, no Ponteio Lar Shopping, pós-graduado em fisioterapia esportiva pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), acredita que grande parte da população que pratica atividade física busca saúde e/ou um corpo que satisfaça os critérios de beleza.
Mas nem todo mundo se prepara para o início de uma prática segura. “É comum o indivíduo que nunca fez sequer uma caminhada regular resolver correr e sobrecarregar o sistema músculo-esquelético predispondo o corpo às lesões.” Ele conta que existe ainda uma parcela dessa população que vem crescendo: os praticantes que buscam performance. “Esses têm que redobrar a atenção na fase que chamamos 'pré-participação'. Em um 'mundo ideal”, todos deveriam se submeter a uma avaliação fisioterápica individualizada, onde seria possível detectar os fatores que colocariam essa pessoa em risco para determinadas lesões. Seria possível, identificar os pontos fracos e fortes e, a partir disso, reduzir o risco de lesões e potencializar a melhora de performance, fazendo com que ele alcance todos os objetivos traçados.”

Para Lucas de Paoli, fisioterapeuta da All Sports Reabilitação Esportiva, grande parte das pessoas não se prepara para iniciar a prática esportiva - Foto: Jair Amaral/EM/D.A Press
Ricardo Carneiro explica que as lesões mais severas, que incapacitam, ocorrem na coluna, joelho e ombro, nessa sequência, sendo a mais comum a lombar. Mas vai depender da atividade. Nos corredores, por exemplo, é comum a fratura por estresse. No entanto, o fisioterapeuta ressalta que a eficácia do tratamento evoluiu muito, principalmente a forma de diagnóstico por causa das imagens, quando é possível saber a estrutura lesada. “A partir do diagnóstico é tratar, corrigir e minimizar os problemas biomecânicos.” Ele enfatiza o valor da fisioterapia, que age tanto em nível preventivo quanto atua no problema biomecânico. O profissional tem como dizer a melhor técnica de corrida, como é a pisada, se o paciente precisa de reforço muscular ou de buscar o equilíbrio por meio de exercícios preventivos. Pode orientar crianças que praticam esporte, saber as exigências musculares e até mesmo indicações estruturais.

Apesar de tantos benefícios, Ricardo reconhece que quem depende do Sistema Único de Saúde (SUS) é complicado. “O volume é grande e muitas vezes há dois fisioterapeutas para 50, 100 pacientes. O tratamento fica monótono, não tem o envolvimento que deveria e não consegue um resultado eficaz.
A culpa é do sistema. A remuneração do fisioterapeuta é ruim e ele precisa trabalhar em vários lugares. No fim, melhor para quem paga por atendimento diferenciado. E o problema é que não é só a fisioterapia, o paciente precisa entender que, em muitas casos, o resultado só virá com mudança de hábitos de vida, como alimentação e posição para dormir.”

Já Lucas De Paoli alerta que o tratamento deve atuar na causa do problema identificado a partir da avaliação, seja ela fisioterápica, médica ou mesmo com o auxílio da acupuntura. “O importante que é seja um acompanhamento voltado para as características próprias do indivíduo e não atue somente para a melhora dos sintomas, mas que trate a causa da lesão. Atualmente, todos os profissionais da área da saúde têm que ter o foco para a prevenção. É a chave para conseguirmos melhorar o panorama e desafogar o sistema que não está comportando o número de pacientes. A população encontra dois tipos de serviço: os atendimentos por planos de saúde e os particulares. Existem bons profissionais atuando em ambos os campos. O diferencial do tratamento (individualizado) em clínicas particulares é a rapidez com que o indivíduo relata ausência de dor e retorno à sua atividade.
Esse tipo de serviço de qualidade deveria ser oferecido a todos, mas infelizmente não é a realidade do país.”

O tenista mineiro nº 1 do mundo, Marcelo Melo, usando a máquina de compressão normatec, que dá a sensação de estar fazendo massagem - Foto: NEF/Divulgação
INOVAÇÕES

Com cursos na área de ortopedia e reabilitação esportiva, entre eles o de EPI®, sigla de Eletrólise Percutânea Intratissular, Lucas De Paolil ressalta que essa é uma técnica “inovadora e desenvolvida pelo fisioterapeuta do FC Barcelona – ESP José Manuel Sanchez, em 2000, que consiste em aplicar uma corrente galvânica, associada a uma microcorrente, no tecido lesado, e utilizada na All Sports. Ela foi desenvolvida para tratar lesões crônicas em tecidos moles (tendões e músculos), que têm como característica apresentar um tecido pouco irrigado e vascularizado, onde predomina o processo degenerativo. Após a aplicação da EPI®, o tecido lesado começa a receber fluxo de oxigênio e nutrientes novamente, favorecendo a aceleração da recuperação do tecido lesado. Os resultados são vistos em tendinopatias e lesões musculares. O EPI® é apenas uma ferramenta a mais que temos para tratar o tecido lesado e uso deve ser aliado a outros recursos fisioterapêuticos como as terapias manuais e cinesioterapia”.

O professor de educação física da UFMG Ricardo Carneiro diz que o principal erro das pessoas é ir além do limite - Foto: Arquivo Pessoal
Ricardo Carneiro lembra que, entre tantos equipamentos e armas aliadas dos lesionados, há uma máquina de compressão (normatec), usada por jogadores de futebol e de basquete da NBA, que age como “uma bolsa de ar, que o paciente veste, e tem a sensação de uma massagem. A musculatura será comprimida para acelerar a recuperação de fadiga pós-jogo ou treinamento extenuante”. Há ainda outro aparelho, termografia, que “analisa a temperatura do corpo por meio da radiação infravermelha e mostra a área com atividade metabólica aumentada, que tem risco de lesão (pode vir a ser um estiramento no futuro) e assim o atleta pode se poupar”.

Como esses, há exames simples de laboratório (exemplo: ck creatina quinase) que podem prevenir lesões e pôr um ponto final nos exageros, fazer com que a pessoa dose a atividade e fique somente com o ganho saudável do exercício..