Uai Saúde

Secretaria de Saúde investiga dois casos suspeitos de microcefalia em São Paulo

As duas gestantes vieram do Nordeste do país, região com alta transmissão do vírus

Agência Brasil
Dois casos de microcefalia que podem estar relacionados com o vírus Zika estão sendo investigados pela Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo.
As duas gestantes vieram do Nordeste do país, região com alta transmissão do vírus. Segundo a secretaria, as mulheres estão internadas na capital paulista e ambas tiveram a microcefalia identificada após um exame de ultrassom.

A secretaria informou ainda que, desde o último dia 11, quando o Ministério da Saúde estabeleceu situação de emergência nacional, as autoridades do setor no âmbito municipal estão em alerta reforçado.

Em nota, o secretário de Saúde, Alexandre Padilha, falou sobre a importância da troca de informações entre os profissionais de saúde sobre suspeitas do vírus Zika, que é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo que causa a dengue. “É importante manter o fluxo em relação à microcefalia e o Zika – tanto na notificação obrigatória quanto no registro feito em hospitais; iniciar de imediato o processo de investigação, descartar outras causas e apurar o histórico das pacientes, como por exemplo se são ou não de São Paulo”, diz o texto.

Ele recomendou à população redobrar os cuidados já que, em todas as localidades onde há a presença do mosquito, as pessoas estão sujeitas a contrair dengue, Zika vírus e chicungunia. Ele alertou que a maioria dos focos (80%) estão dentro das residências. Às 14h30 de hoje (26) está marcada uma entrevista coletiva com o secretário de Saúde que vai dar detalhes sobre o andamento da investigação dos casos suspeitos..