Saúde

Mitos e verdades sobre exercícios físicos

Academia não faz milagre, resultados dependem de esforço e persistência sem se esquecer de uma boa alimentação

Estado de Minas

Ao iniciar a prática de exercícios, muitas dúvidas acabam surgindo, principalmente sobre quais resultados podemos alcançar, em quanto tempo, o que é mais indicado para cada um... Para esclarecer as dúvidas mais frequentes, a educadora física Juliana Oliveira, da academia Contours, comenta sobre os principais mitos e verdades que giram em torno do mundo fitness.


Você sabe o que é amnésia glútea; clique e saiba mais


1. Musculação faz perder peso?

Verdade. A musculação auxilia no aumento da massa muscular (massa magra) e contribui para acelerar o metabolismo, diminuindo a gordura corporal. Em relação à balança, pode haver variação ou não devido à substituição da gordura por massa muscular, de acordo com o treino.

Leia também: Musculação foi a atividade física que mais cresceu no Brasil, aponta pesquisa

2. Trinta minutos por dia é tempo suficiente para praticar exercícios e obter resultados?
Verdade. Trinta minutos é tempo suficiente para atingir resultados. O tempo não determina a qualidade do treino e sim a combinação de exercícios eficientes e suas intensidades, de acordo com o objetivo de cada aluno.

Leia também: Malhação em jejum está na moda, mas prática é arriscada para a saúde

3. Malhar em jejum traz melhores resultados?
Mito. Treinar em jejum não ajuda a emagrecer. Ficar muito tempo sem comer diminui o nível de glicogênio, responsável por dar energia ao corpo, fazendo com que aumente a perda da massa muscular e gerando fraqueza. Fome e treinos exaustivos podem causar mal-estar, tonturas e desmaios.

Tecidos estão cada vez mais sofisticados


4. O tecido da roupa que se usa na hora de praticar exercícios pode comprometer o resultado?
Verdade. A roupa tem que ser adequada ao exercício. Dê sempre preferência às roupas leves, que não limitem a execução do movimento. Evitar roupas pesadas, quentes e extremamente apertadas.

Leia também: Roupa de malhar: investimento ou luxo?

5. Beber água gelada com o corpo muito quente é prejudicial a saúde?
Verdade. Água gelada com o corpo muito quente pode causar choque térmico, inflamação da garganta, entre outros problemas de saúde. O ideal é sempre beber água em temperatura ambiente enquanto se praticam exercícios.

6. Suar significa emagrecer?
Mito. Suar não queima calorias, somente aumenta a perda de água e sais minerais do corpo. Ao eliminar a água do corpo, é possível sentir uma sensação de leveza. Mas após a reposição do líquido, o peso corporal continuará o mesmo.

Leia também: Oito descobertas interessantes sobre o desodorante

7. Combinar exercícios aeróbicos e anaeróbios é a melhor forma de emagrecer?
Verdade. A combinação é muito vantajosa, pois aumenta a queima de gordura e consequentemente, a perda de peso. Além disso, melhora o enrijecimento da musculatura, aumentando a força e a massa muscular.

Criticada por levantar peso na gravidez, fisiculturista teve bebê de parto natural


8. Grávidas não podem praticar exercícios físicos
Mito. Grávidas não somente podem como devem incluir atividades físicas durante a gestação. Isso porque exercícios podem trazer benefícios para a gravidez, como o melhor preparo físico cardiopulmonar, e diminuir os incômodos comuns desta fase. Observação: é importante sempre consultar um médico antes de se inscrever na academia e ter alguns cuidados, como evitar impactos, principalmente nos primeiros meses da gestação.

Leia também: Após publicar foto na internet, fisiculturista provoca polêmica: grávidas podem levantar peso?