Saúde

Vacinação contra a gripe é prorrogada no DF e em pelo menos 11 estados

A Secretaria estadual de Saúde de Minas Gerais ainda não confirmou se a imunização será prorrogada, mas informou que os municípios têm autonomia para continuar vacinando

Agência Brasil

Vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial da Saúde
A vacinação contra a gripe foi prorrogada no Distrito Federal e em pelo menos 11 estados – Pernambuco, Rio de Janeiro, Bahia, São Paulo, Santa Catarina, Alagoas, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Pará e Piauí.


O encerramento da campanha nacional está previsto para sexta-feira (22/05), mas números do Ministério da Saúde apontam que apenas 38,6% dos grupos prioritários receberam a dose. A meta do governo é imunizar 80% do público-alvo – pessoas com mais de 60 anos, crianças com idade entre 6 meses e 5 anos incompletos, indígenas, gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto, a população carcerária, profissionais de saúde e os que atuam no sistema prisional, além de doentes crônicos.

No Distrito Federal, em Goiás e São Paulo a vacinação vai até o dia 3 de junho. No Rio de Janeiro, Ceará, Piauí, em Alagoas, Pernambuco e Santa Catarina, a nova data prevista para o encerramento é 5 de junho.

A Bahia também deve finalizar a campanha em 5 de junho. Na capital baiana, Salvador, a imunização contra a gripe vai até 30 de maio, mesma data prevista para o encerramento da campanha no Pará. No Espírito Santo, os postos vão oferecer as doses até o dia 9 de junho.

A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para este ano – A (H1N1), A (H3N2) e Influenza B. O período de maior circulação da gripe no Hemisfério Sul vai do final de maio a agosto. Após a aplicação, o corpo leva de duas a três semanas para gerar a proteção contra a gripe.

A dose é contraindicada para pessoas com histórico de reação anafilática em doses anteriores ou aquelas que tenham alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.