Saúde

Blogueira australiana que ficou famosa por sua luta contra o câncer confessa que nunca teve a doença

Belle Gibson, 23 anos, declarou a uma revista que havia inventado o câncer cerebral

AFP - Agence France-Presse

Entrevista foi concedida à revista Women's Weekly
Uma blogueira australiana que se tornou famosa contando sua luta vitoriosa contra um câncer cerebral com terapias naturais reconheceu nesta quinta-feira (23/04) que nunca ficou doente.


Belle Gibson lançou em 2013 "The Whole Pantry", considerado o primeiro aplicativo comunitário sobre o bem-estar, a saúde e a boa comida e afirmava ter se curado de um câncer com este método. Segundo a imprensa, o aplicativo que lançou inclusive teria sido utilizado pela gigante americana Apple para seu novo smartwatch.

No ano passado, a jovem, de 23 anos, publicou um livro de receitas, que a editora retirou do mercado em março, quando começaram a surgir as primeira suspeitas sobre a veracidade de sua história. Belle Gibson, que tem um filho, confessou em uma entrevista à revista Women's Weekly que havia inventado tudo. "Nada de tudo isso é certo", confessou em um artigo intitulado "Minha longa batalha com a verdade. Acredito simplesmente que era o que deveria fazer. Acima de tudo, quero que as pessoas digam: está bem, é humana", declarou sobre sua revelação.



As dúvidas sobre as receitas milagrosas de Belle Gibson começaram a surgir em março por ter descumprido sua promessa de doar para ações beneficentes 300.000 dólares australianos (216.000 euros, 231.000 dólares) de seus direitos autorais. Alguns de seus amigos começaram então a questionar se toda a história era real.

Todd Harper, funcionário da associação de luta contra o câncer do estado de Victoria, convocou os pacientes a desconfiar dos tratamentos muito milagrosos.

O jornal australiano Women's Weekly consultou médicos, que sugerem que a blogueira poderia sofrer de síndrome de Munchhausen, caracterizada pela invenção de doenças para chamar a atenção.