Saúde

Campanha nos EUA quer rosto de mulher estampando nota de 20 dólares

Campanha quer recolher 100 mil assinaturas para formalizar o pedido a Barack Obama. No site da campanha, quinze candidatas recebem votos

O 100º aniversário da conquista do voto pelas mulheres norte-americanas acontecerá em 2020. A data foi escolhida pela campanha Woman On 20s - que propõe colocar o rosto de uma mulher na nota de U$ 20 - para celebrar a vitória feminina. "Parece apropriado, para comemorar esse marco, votar para elevar as mulheres a um lugar que é de exclusividade dos homens que moldaram a história americana. Esse lugar é o nosso dinheiro em nota. Essa nova imagem pode tornar-se símbolo de mudanças maiores que virão”,  diz o site da campanha.



A iniciativa ganhou fôlego após a atriz e diretora Susan Sarandon publicar no Facebook e Twitter uma foto aderindo à campanha. O movimento recolhe assinaturas para pedir ao presidente Barack Obama para retirar a imagem de Andrew Jackson e substituí-la por uma mulher. Quinze candidatas recebem votos no site da campanha. Clique aqui e veja quem são.



Idealizada pela executiva Barbara OrtizHoward e pela jornalista Susan Ades Stone, o objetivo é alcançar a marca de 100 mil assinaturas. Obama já demonstrou empatia pela ideia.