Saúde

Angelina Jolie retira ovários por medo de câncer

Atriz se submeteu a cirurgia preventiva dois anos depois de passar por uma dupla mastectomia

AFP - Agence France-Presse

Atriz diz que optou pela cirurgia após exames de sangue apontaram que alguns índices eram anormais
A atriz americana Angelina Jolie anunciou nesta terça-feira que se submeteu a uma cirurgia preventiva para retirar os ovários e as trompas de Falópio, dois anos depois de uma dupla mastectomia também preventiva.


Em um artigo publicado no jornal New York Times, a atriz, que perdeu a mãe, a avó e uma tia para o câncer, explica que optou pela operação depois que os resultados de exames de sangue apontaram que alguns índices eram anormais.

Decisão de Angelina Jolie levanta dúvidas sobre mastectomia preventiva, entenda

Jolie, operada na semana passada, tomou a decisão porque tem uma mutação no gene BRCA1 que representa um risco de 87% de desenvolver câncer de mama e 50% de sofrer câncer de ovário.

"Não fiz isto apenas porque tenho uma mutação do gene BRCA1, e quero que outras mulheres entendam", escreveu a estrela no texto publicado no jornal americano, o mesmo método de divulgação que utilizou há dois anos quando passou pela dupla mastectomia.

Angelina Jolie, casada com o ator Brad Pitt e embaixadora da boa vontade da Agência das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), destacou que ter uma mutação deste tipo não implica necessariamente que a paciente deve ser operada.

A atriz relata que vários médicos concordaram que a cirurgia era a melhor opção para ela, pela mutação do gene da qual é portadora e porque três parentes diretas morreram vítimas de câncer.

Jolie, no entanto, ressalta que cada caso é particular e cita outros tratamentos possíveis, como os anticoncepcionais, algumas terapias alternativas e os exames periódicos. O médico disse que ela deveria ser operada com 10 anos a menos que a idade de sua mãe quando teve o câncer detectado. "Minha mãe foi diagnosticada quando tinha 49. Eu tenho 39", afirmou a atriz.

Ela também revelou que desde que passou pela dupla mastectomia já havia começado a pensar nesta outra operação preventiva.


Assassino silencioso: primeiro passo para diagnosticar câncer de ovário é lembrar que a doença existe
Câncer de ovário deve atingir 5,6 mil mulheres em 2014 no Brasil


A atriz e diretora explica que há duas semanas recebeu uma ligação do médico com os resultados de um exame de sangue. O doutor disse que o nível no sangue de uma proteína chamada CA-125, monitorada para detectar o risco de câncer de ovário, era normal.

No entanto, "havia uma série de marcadores inflamatórios que eram altos" e que poderiam apontar um câncer incipiente. Diante do risco, a atriz, de 39 anos, se submeteu na semana passada a uma "salpingo-ooforectomia bilateral laparoscópica", uma operação preventiva na qual são retirados os ovários e as trompas de Falópio.

"Conhecimento é poder"
"Eu liguei para o meu marido na França, que embarcou em um avião em algumas horas. O mais bonito sobre momentos assim na vida é que existe tanta clareza. Vocês sabe por que você vive e o que importa. É polarizador e é sereno". "Havia um pequeno tumor benigno em um ovário, mas não havia indícios de câncer em nenhum dos tecidos", explica Angelina Jolie.

"Sei que meus filhos nunca terão que dizer: 'mamãe morreu de câncer de ovário'", completa no artigo a estrela, que tem seis filhos, três biológicos e três adotados.

O câncer de ovário é uma doença na qual incidem fatores hereditários e é um dos mais letais porque geralmente não mostra sintomas nos estágios iniciais.

"Não é fácil tomar estas decisões. Mas é possível assumir o controle e enfrentar de frente qualquer problema de saúde. Você pode buscar aconselhamento, estudar as opções e tomar as decisões que são apropriadas para você. Conhecimento é poder", destacou a atriz. Jolie explicou ainda que a operação implica entrar em uma menopausa precoce. "Não vou poder ter mais filhos e espero que aconteçam algumas mudanças físicas. Mas me sinto bem com o que vai acontecer, não porque eu sou uma pessoa forte, e sim porque isto é uma parte da vida. Não é nada a ser temido".