Saúde

Moda entre a garotada, pulseirinhas de elástico podem ser cancerígenas

Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste) pede recolhimento do produto que é conhecido como 'loom band charms' do mercado brasileiro

Produto contém ftalato. Ao colocar na boca, as crianças ingerem a substância cancerígena
Nesta quarta-feira (10), a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste) formalizou documento para pedir a fiscalização e o recolhimento das prateleiras de pulseiras e anéis de elásticos coloridos que ofereceriam riscos à saúde das crianças. Moda entre a garotada e conhecidos como ‘loom band charms’, a questão veio à tona após exibição de programa na BBC Inglaterra no final de agosto.


Testes do Birmingham Assay Office revelaram a presença de 40% de ftalato no produto. Na União Europeia, o máximo permitido é de 0,1%. A substância é usada para dar mais maleabilidade ao material e pode ser cancerígena. O risco da contaminação aconteceria porque meninos e meninas poderiam colocar o elástico na boca, o que liberaria o ftalato. A denúncia da tv britânica fez com que a rede de brinquedos The Entertainer removesse o produto das prateleiras. Responsável pelo teste, Marion Wilson declarou que o brinquedo é perigoso pois a substância pode ser ingerida por sucção.

A Proteste enviou ofício para o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) do Ministério da Justiça e Procon-SP. Preocupada com a intensificação das vendas tendo em vista o Dia das Crianças, a associação alerta os pais para os riscos na compra do produto de origem chinesa e orienta a não deixarem os filhos confeccionarem as bijuterias e nem usarem as pulseirinhas e outros acessórios.
Proteste orienta pais a não deixarem os filhos confeccionarem as bijuterias e nem usarem as pulseirinhas e outros acessórios. Na imagem, kit para as crianças confeccionarem as peças vendido pela internet

Além disso, todas as informações do produto estão em inglês, em desrespeito ao Código de Defesa do Consumidor, que determina que mesmo produtos importados precisam estampar no manual e embalagem informações em português. Há ainda a venda de kits que incluem – além dos elásticos coloridos – um tear para confecção das bijuterias. Segundo a Proteste, alguns ftalatos são banidos por serem considerados cancerígenos, mutagênicos e podem causar danos à fertilidade.

No Brasil, além da venda em lojas populares e camelôs, há também oferta em sites de vendas.