Saúde

Para liberar os cachos, é preciso hidratá-los; veja dicas

Eles estão de volta nas novelas, passarelas e nas ruas. Entenda o seu tipo de cacho e aprenda como cuidar deles

Juliana Contaifer

Nas passarelas ou no backstage, os cacheados foram unânimes
Os cachos estão de volta. Eles estão nas novelas, nas passarelas, nos sites de streetstyle, nos shoppings e nas ruas. Das ondas de Gisele Bündchen aos cachinhos da atriz Taís Araújo, a cada dia, mais mulheres abandonam os alisamentos e as chapinhas para assumir a cabeleira.


Conhecidos pela rebeldia, os especialistas são unânimes: para manter os cachos disciplinados, a palavra de ordem é hidratação. “Quanto mais cacheado é o cabelo, mais dificuldade ele tem em nascer e, por isso, precisa de mais nutrientes e hidratação. Os nutrientes dão peso aos cachos, que ficam definidos e sem frizz”, explica o professor do Instituto L’Oreal Professionel Evelásio de Souza. Os produtos indicados para cabelos cacheados costumam ter nutrientes específicos para manter os fios fortes e bonitos.

Segundo o cabeleireiro e consultor de O Boticário Viktor I, os cachos têm emoliência por conta de quebras de queratina e, por isso, devem ser hidratados com frequência. “Eu aconselho usar máscaras de tratamento a cada lavagem, que não precisa ser diária. A dica é usar a máscara entre o xampu e o condicionador, já que o primeiro abre as escamas do fio e o condicionador fecha.” Depois do banho, o leave in ajuda a manter os cachos disciplinados e pode ser usado até no cabelo molhado.

Para mantê-lo sem frizz e bem comportado ao longo do dia, o difusor é desaconselhado — escolha um ativador de cachos. “Uma dica é passar o produto mecha por mecha e usar uma folha de papel toalha para apertar cada uma delas. O papel tira a umidade dos fios e deixa os cachos definidos e sem frizz. Não precisa usar muito papel: seis folhas costumam ser suficientes para o cabelo todo”, conta Evelásio de Souza.

Abandone os lisos
A transição entre os fios lisos para os cacheados costuma ser bastante complicada. Com metade dos fios lisos e a raiz crespa, é comum que as mulheres fiquem reféns da escova e da chapinha até o cabelo atingir tamanho suficiente para ser cortado. “Uma boa dica é fazer pequenos coquinhos no cabelo para que o comprimento também fique ondulado. E esse cabelo precisa de muita hidratação. Digo que temos que beber dois litros de água por dia, e o cabelo também precisa. Em dias secos, como no clima de Brasília, a necessidade é ainda maior”, aconselha Viktor I, consultor de O Boticário.

Os tipos de cacheado
O cabeleireiro Andre Walker, conhecido internacionalmente por ser responsável pelas madeixas da apresentadora Oprah Winfrey e por ter ganhado sete vezes o Emmy por seu trabalho, criou um sistema que divide os cabelos cacheados em categorias. Uma vez que a cabeleira é classificada, fica mais fácil encontrar tratamentos e produtos específicos para o seu fio. A tabela de Andre vai do cacho tipo dois (ondulado) ao quatro (bastante crespo e com os cachos apertados), e cada tipo é dividido em três sub-categorias.

O professor Evelásio de Souza conta que outra classificação, mais simples, divide os cabelos em três. “Os cachos ondulados têm pouco volume na raiz e pontas indefinidas, é aquele que fica armado. O formato molinha é enrolado desde a raiz e tem muito volume. Finalmente, há os cachos soltos em formato de “s” — são fios muito finos e de pouca densidade.”