Esse Opala tornou melhor a vida de várias crianças que enfrentam o tratamento contra o câncer. Percebendo que, no trajeto até o hospital, elas ficavam apreensivas e tinham medo da quimioterapia, a Associação Paranaense de Apoio à Criança com Neoplasia (APACN) teve a ideia de fazer uma ‘corrida’ diferente, com a participação de Ricardo Zonta, piloto de Stock Car e ex-piloto de Fórmula 1. Assista ao vídeo para entender melhor a história da Corrida pela Cura:
A escolha do veículo está vinculada à história da instituição filantrópica, sem fins lucrativos, fundada em 1983 e considerada a primeira no Brasil voltada ao amparo e apoio integral às crianças e adolescentes com câncer. A ideia surgiu quando um dos apoiadores da APACN, o médico Eurípedes Ferreira, decidiu doar um Opala 1974 para que a Associação fizesse um sorteio e arrecadasse recursos.
Antes do leilão do veículo, o piloto Ricardo Zonta foi convidado fazer uma surpresa para os pequenos guerreiros: eles entravam na van, acreditando ser mais uma sessão de quimioterapia, mas eram levados para uma espécie de carrinho de brinquedo, um ‘Hot Wheels’ gigante – o Opala caracterizado. “A gente não pode mudar o tratamento. Mas pode fazer o caminho até lá mais divertido”, é a mensagem. Depois da sessão, as crianças ainda participaram de uma corrida, com outros Opalas, em uma pista de verdade.
Os bilhetes para concorrer ao carro são vendidos no site www.corridapelacura.com, por R$20. A campanha é válida nacionalmente. Com o dinheiro arrecadado, serão comprados dois carros de pequeno porte para o transporte de pacientes, além de máscaras, fraldas, alimentação e combustível. A instituição pretende também fazer melhorias na infraestrutura de suas unidades. O sorteio será realizado no dia 22 de novembro. Para saber mais sobre o trabalho da APACN, acesse: https://apacn.com.br/