Saúde

Estudo indiano atribui ao curry propriedades anti-hipertensivas

Mistura de temperos contribuiu para reduzir um tipo específico de hipertensão arterial, causada por um estreitamento das artérias nos rins

AFP

Equipe testou em roedores uma mistura de gengibre, cardamomo, cominho e pimenta, ingredientes comuns na cozinha indiana
Cientistas médicos indianos anunciaram ter testado com sucesso uma mistura de temperos conhecida como curry que reduziu a pressão arterial em ratos de laboratório, despertando a expectativa de se encontrar medicamentos naturais e baratos para tratar esta doença crônica. S. Thanikachalam, especialista em cardiologia que chefiou a pesquisa, disse que sua equipe testou em roedores uma mistura de gengibre, cardamomo, cominho e pimenta, ingredientes comuns na cozinha indiana, junto com pétalas de lótus branca e outros.


"Vimos, então, mudanças positivas em ratos com pressão arterial elevada induzida em nossas experiências em laboratório", disse Thanikachalam, que chefia o departamento de cardiologia na Universidade Sri Ramachandra da cidade de Madrassa (sul). "A droga foi muito eficaz em reduzir a pressão arterial e diminuir o estresse oxidativo em ratos", disse à AFP.

O estudo destaca que as espécies contribuíram a reduzir a hipertensão arterial, uma forma secundária da pressão arterial alta, causada por um estreitamento das artérias nos rins. Os indianos são geneticamente predispostos à hipertensão. Um em cada quatro pessoas sofre desta doença nas cidades, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Não é a primeira vez que o curry foi associado com benefícios para a saúde.

Os resultados do estudo foram publicados na edição de junho da publicação médica Experimental Biology and Medicine.