Reportagem do Saúde Plena sobre diabetes vence prêmio nacional

Matéria vencedora aborda os benefícios da evolução tecnológica para as pessoas que vivem com diabetes

01/04/2014 17:08
Divulgação
Letícia Orlandi, ao centro, recebe o prêmio de Elaine Lewis (esq.) e Letícia Neves, representantes da organização do prêmio e da Medtronic (foto: Divulgação)
A reportagem 'Evolução tecnológica traz mais qualidade de vida para quem tem diabetes', da jornalista Letícia Orlandi, foi vencedora do Prêmio Medtronic de Jornalismo 2013 na categoria 'Jornalismo Online. A cerimônia de premiação aconteceu em São Paulo, nesta terça-feira. Foram 120 trabalhos inscritos.

O texto mostra que, após um longo caminho desde as antigas seringas de vidro, riscos de desmaio e emergências hospitalares, a tecnologia significa, para quem tem diabetes, duas coisas essenciais - mais qualidade de vida e mais autonomia. Com detalhamento das últimas novidades e a história de pessoas que dependem dessa tecnologia, o texto caracteriza o tratamento do distúrbio metabólico como uma das áreas em que a medicina mais evoluiu nos últimos anos.

Esta é a terceira edição do prêmio, que tem o objetivo de valorizar jornalistas que informam a população sobre condições de saúde e o benefício das tecnologias médicas. As matérias foram avaliadas por um júri composto pelos médicos Fadlo Fraige Filho, endocrinologista e presidente da ANAD (Associação Nacional de Assistência ao Diabético), Walter Minicucci, endocrinologista e presidente da SBD (Sociedade Brasileira de Diabetes), e os jornalistas Carlos Costa, coordenador do curso de jornalismo da Universidade Cásper Líbero, e Paulo Nassar, presidente da Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial) e coordenador do curso de Relações Públicas da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

Veja abaixo os nomes dos ganhadores:

Televisão
Bianca Vasconcellos e equipe, “Medicina do futuro: realidade ou ficção”, Caminhos da reportagem – TV Brasil

Impresso
Diogo Massaine Sponchiato e Luiza Monteiro, “Vida longa à sua vista”, Revista Saúde é Vital!

Online
Letícia Orlandi, com a série “Evolução tecnológica traz mais qualidade de vida para quem tem diabetes”, Portal UAI – Saúde Plena