Saúde

Novo procedimento cirúrgico, mais rápido e preciso, ajuda no tratamento da hérnia de disco

Discectomia endoscópica lombar é uma das opções cirúrgicas para casos graves

Gláucia Chaves

Dor nas costas, nas pernas, formigamento… Para quem fica muito tempo sentado, esses sintomas são relativamente comuns, mas, quando as dores passam a ser constantes, pode ser indicativo de que algo anda errado na coluna. As causas e os tratamentos para o problema variam, mas a medicina continua pensando em alternativas.


Atualmente, a discectomia endoscópica lombar é uma das opções cirúrgicas para casos graves. De acordo com Cezar Augusto Oliveira, neurocirurgião e especialista em coluna, o procedimento, feito com um endoscópio e com uma lâmpada ótica, permite que os médicos tenham uma melhor visão do local a ser operado. “Isso traz mais segurança, pois conseguimos ver tudo mais claramente”, detalha.

Oliveira explica ainda que não há restrições de idade ou peso para que o paciente esteja apto a se submeter ao procedimento. “Aprimoramos a técnica para que pacientes mais velhos, que não têm condições de passar por uma anestesia geral, também sejam beneficiados, já que a anestesia é local”, completa.

A cirurgia também oferece menos riscos que as convencionais: de acordo com o médico, ela é considerada pouco sangrativa e o tempo de recuperação é bem menor. “A tecnologia é muito cara, mas o procedimento chega a ficar mais barato, pelo menor tempo de internação. Com isso, o paciente fica menos tempo afastado do trabalho.”

 

Clique para ampliar e saber mais sobre o procedimento