Saúde

Momentos de tristeza e situações adversas podem trazer felicidade, diz estudo

Sentimentos como raiva, vergonha, pessimismo e inveja podem ser transformados em ações ou sensações positivas. Para que isso aconteça, é necessário enxergar além da própria experiência.

Alessandra Alves

A raiva, assim como outros sentimentos negativos, pode ser transformada em ações positivas

Um estudo realizado pela Universidade Olin, em Massachusetts, demonstrou que buscar algo positivo diante de situações adversas pode trazer bem-estar ao longo do tempo. Portanto, ignorar ou suprimir sentimentos negativos só colabora para aumentar a dificuldade em superá-los. A pesquisa ouviu 47 pessoas, entre homens e mulheres, que relataram passar por algum tipo de transtorno, como separação ou perda do cônjuge. Elas foram submetidas a psicoterapia individual e, após o tratamento, tiveram seus comportamentos descritos e avaliados.


“Nós descobrimos que aqueles participantes que tiravam algo de bom das suas próprias experiências apresentavam um aumento na sensação de bem-estar, comparados às pessoas que reportavam somente tristeza ou alegria”, afirmou um dos autores da pesquisa, Jonathan Adler. “Parece que há algo de bom para a saúde mental no fato de misturar acontecimentos bons e ruins”.

É como se para cada situação ruim houvesse uma lição a ser aprendida. Segundo a pesquisa, quem consegue perceber isso, torna-se, ao longo do tempo, uma pessoa mais feliz.

Antes de se transformar em estudo, a hipótese já havia sido explorada em obras de ficção. No clássico da literatura infanto-juvenil, Pollyana, de Eleanor H. Porter, o “Jogo do Contente” é a base da felicidade da protagonista, que perdeu os pais ainda jovem e foi morar com uma tia. Ela cria a brincadeira inspirada na filosofia de vida ensinada por seu pai, que a aconselhava a enxergar algo de positivo mesmo diante das piores situações.

No filme O Lado Bom da Vida, de 2012, a personagem Tiffany (Jennifer Lawrence) ajuda o protagonista Pat Solitano (Bradley Cooper) a superar um divórcio e a perda do emprego através de atitudes positivas, como participar de um concurso de dança. Ela, que acabou de ficar viúva, decidiu encarar a vida de uma forma menos destrutiva e convence Pat a fazer o mesmo.



Atitudes como a de Pollyana e Tiffany demonstram que os resultados da pesquisa funcionam na ficção. Mas e na vida real? O site americano The Huffington Post listou seis situações em que sentimentos negativos podem ser transformados em experiências positivas.

 

  • Transformar a raiva em criatividade

Para o escritor David Berkus, autor de Myths of Creativity, a raiva e o mau humor podem ajudar a encontrar uma solução para problemas antigos. Se feliz a pessoa não foi capaz de resolver a questão, encara-la de outra forma pode ser a saída. Uma pesquisa realizada na Universidade de Ghent demonstrou que pessoas negativas têm mais habilidade para focar nos problemas.

 

  • Lidar com situações adversas pode mudar sua vida

O antigo ditado que diz “O que não mata, fortalece” pode ser real. Segundo o autor de The Gift of Adversity, Dr. Norman Rosenthal, as lições mais valiosas costumam surgir de dificuldades e contratempos que temos de enfrentar. A escritora Kris Carr decidiu escrever um livro contando sua história após ser diagnosticada com uma forma rara de câncer, sem cura. Ao descobrir a medicina holística, tornou-se especialista em bem-estar e autora de um best-seller.

 

  • Sentir vergonha cria compaixão

Vergonha: aquela sensação dolorosa de humilhação e sofrimento, enraizada na crença de que somos deficientes em algum sentido. Ao passo que ela impede novas relações sociais, pelo medo de expor as vulnerabilidades do indivíduo, ela cria o sentimento de compaixão em relação a si mesmo e a outras pessoas, que sofrem pelo mesmo motivo ou outros ainda maiores.

 

  • Pessimismo pode te deixar mais produtivo

Para o professor da Universidade de Wharton, Adam Grant, as pessoas que tendem a visualizar o lado negativo de uma situação são tão produtivas quanto as otimistas. Preocupadas com o que pode sair errado, elas se esforçam para fazer as coisas mais corretas e perfeitas possíveis.

 

  • A inveja pode ser um estímulo para tornar-se uma pessoa melhor

Querer ter para si o que pertence a outra pessoa pode ser positivo se isso lhe fizer refletir. Segundo a fundadora do Tiny Buddha, Lori Deschene, “você pode ter tudo que deseja na vida se identificar exatamente o que são essas coisas”. A inveja que você pensa sentir do emprego de um amigo, por exemplo, pode ter relação com a sensação de dever cumprido ou com a paixão que ele exerce pela profissão. A partir daí, basta usar este sentimento para procurar fazer o mesmo em sua vida.

 

  • Perdas podem levar à gratidão

Perder algo ou alguém importante pode fazê-lo sentir grato pelo que você ainda tem. Lynne Hughes perdeu os pais quando ainda era muito jovem e por isso, acredita que cada pessoa que entrou em sua vida foi um presente. Ela criou o Comfort Zone Camp for Grieving Children, uma instituição sem fins lucrativos que cuida de crianças órfãs.

 

Com informações do The Huffington Post