Saúde

Saiba a verdade sobre mitos do sexo que você nem deveria ter aprendido

O desejo desaparece com a idade? Homens que sentem prazer com sexo anal têm tendências homossexuais? O ponto G existe? O parto natural atrapalha? Um casal só tem sintonia quando o orgasmo acontece de forma simultânea? No Dia do Sexo, descubra se algumas dessas coisas têm fundamento, comunique-se melhor com seu parceiro e seja mais feliz

Letícia Orlandi

'Tendo prazer
me mantendo com o corpo são
eis o meu lema
meu emblema, eis o meu refrão


Mas não vou dar fim
jamais ao menino em mim
e nem dar de não mais me maravilhar
diante do mar e do céu da vida
e ser todo ser, e reviver
a cada clamor de amor e sexo'

Sempre transgressor e genial, Ney Matogrosso canta bem claro, em ‘Lema’, que envelhecer não é motivo para deixar de viver ou ter prazer. Em nenhum aspecto. No Dia Mundial do Sexo (data celebrada desde 2008 em função de uma campanha criada por uma marca de preservativos), o Saúde Plena propõe discutir alguns mitos que atravancam a vida de muita gente e prejudicam a comunicação e a harmonia sexual entre casais.

Será que o desejo sexual diminui com a idade? Devemos procurar o Ponto G? Tamanho é documento? Quem quer transar só uma vez por ano é doente? Mulher também ejacula? Anticoncepcional diminui a libido?

A educadora sexual e consultora Silvia Amaral desvenda esses e outros mitos que assombram a cabeça de brasileiros de todas as faixas etárias. As ilustrações são de Soraia Piva e o texto de Letícia Orlandi.
Viaje pela galeria e conheça a verdade sobre 13 mitos sexuais que devemos deixar de perpetuar
*Sílvia Amaral é mestre em educação, com especialização em educação sexual. É pesquisadora do Cefet-MG e professora da Prefeitura de Belo Horizonte.


Assista a Ney Matogrosso cantando 'Lema':