Saúde

Projeto de fotógrafa americana incentiva beleza 'real' das mulheres

A primeira ação do projeto será um livro com cerca de cem fotografias de mulheres e seus filhos, mostrando as marcas ou processo de gravidez

Gabriella Pacheco

A americana Nicole Meade foi vítima de abuso sexual na infância e compartilhou sua história imagem junto aos filhos
O que é um corpo bonito? Quando se é mulher os critérios são vários e severos: cintura fina, quadril não muito largo, seios fartos, coxas definidas, braços firmes, nada de culote ou papo embaixo do queixo. Ao menos é assim que cultura da moda desenha a ideia de um corpo perfeito. Mas isso é real? Uma fotógrafa norte-americana tem capturado imagens de corpos 'reais' de mulheres normais e mostrado que, mesmo com imperfeições, há beleza neles.


Ao capturar uma imagem de seu corpo pós-parto Jade Beall, do Arizona, no sudoeste dos EUA, iniciou acidentalmente o movimento que tocou centenas de mulheres ao redor do mundo: o Beautiful Body Project (Projeto Belo Corpo, em livre tradução). A ideia se expandiu, a princípio, com fotografias de amigas e depois com o compartilhamento de estranhas que se identificaram com a proposta de Jade. “Eu percebi que haviam centenas de milhares de mulheres que também queriam compartilhar a vida e histórias delas sobre seus corpos”, ela comenta.

A primeira ação prática do projeto será um livro com cerca de 100 fotografias em preto e branco de mães acompanhadas por seus filhos e um pouco de suas histórias. Mas a fotógrafa também espera dar continuidade ao projeto com outros livros mostrando a beleza que acompanha mulheres pelo câncer, distúrbios alimentares e o envelhecimento. “O Beautiful Project é um movimento de mulheres se unindo para contar suas histórias e celebrar seus corpos em constante mudança para que futuras gerações de mulheres possam viver livres do sofrimento autoimposto”, destaca.

Clique na imagem para ver outros registros feitos pela fotógrafa americana
Apesar dos primeiros casos estarem muito ligados à gravidez, a fotógrafa tem coletado depoimentos relacionados a diversos outros problemas que afetam principalmente as mulheres, como anorexia, bulimia, abuso sexual, abuso de drogas, baixa autoestima, autodepreciação e outros.