Saúde

Empresa norte-americana lança perucas para bebês com pouco cabelo

Os produtos são feitos com fio de seda de uma fibra artificial e vêm em cinco modelos, com seis opções de cor. Especialistas criticam culto à aparência e ao consumo

Gabriella Pacheco

A frase 'eu não sou um garoto!' aparece em destaque no site da fabricante das perucas infantis. 'Feitas só para garotinhas! Baby Bangs! são as primeiras e únicas faixas de cabeça com cortes estilizadas e prontas para usar já feitas', o site destaca na parte superior
Comprar lacinhos, tiaras e encher bebês com roupinhas coloridas são mimos esperados para mães de meninas recém-nascidas. Mas o mercado de produtos para bebês pode levar alguns pais a exagerarem nas produções mirins. Exemplo disso é o novo 'acessório de beleza' lançado no exterior e que tem causado polêmica entre pais: perucas para bebês.


“Para meninas que têm tudo – menos cabelo” diz a abertura do site de uma empresa norte-americana que comercializa pequenas perucas feitas de fios de seda de uma fibra artificial. A marca oferece cinco opções de cortes e tiaras diferentes. As variações de cores são seis e vão do loiro claro ao preto.

Os produtos não são exclusividade dos americanos. Um hipermercado online chinês também oferece diversas opções de perucas e tiaras com cabelo artificial. Algumas opções de faixas para cabeça ainda vêm com o penteado “Maria Chiquinha” ou cachos. Os produtos podem ser comprados do Brasil por meio de um site de compras online e custam em torno de US$10 por item. Já a mini-peruca americana mais barata pode ser comprada por US$29.95.

Clique para ver mais imagens de adornos exagerados para bebês
Assim como os americanos, os chineses também podem ser utilizados por crianças com pouco cabelo ou ainda sem cabelo. No site da marca americana, a foto de uma bebê sem a peruca e com pouco cabelo é colocada ao lado de outra da mesma criança vestindo um dos acessórios. Na legenda, fica claro a proposta de dar mais feminilidade aos bebês com a frase em destaque dizendo “eu não sou um menino!”. O site ainda destaca em sua capa a filosofia da empresa: “Na Baby Bangs! nós acreditamos na beleza da infância”.

Na versão chinesa faixas largas são acompanhadas de cabelo artificial
Exagero

Se preocupar demais com a aparência dos filhos desde tão cedo pode ser a introdução de uma história não muito favorável para a criança. Esse é o alerta que a coordenadora do curso de Pedagogia da Universidade Fumec Alessandra Latalisa de Sá, faz aos pais. Segundo ela, esses pais podem estar formando sujeitos focados meramente na aparência e no que os outros pensam dele. “O foco da atenção está no externo, com o ter, não com o ser. Não existe valor no que ela pensa ou em como age, mas com o que ela tem e com o que o outro pensa dela”, destaca.

A tendência, segundo ela, é real e muito comum, fortalecida pelos estímulos ao consumo. Essas pessoas, explica a especialista, pensam mais na imagem que o outros têm delas que consigo mesmas e o raciocínio pode ser transposto também para o tratamento que elas dão a seus bebês. “Acho que é claro que apelar para determinados produtos, que tiram de foco da verdadeira necessidade dos bebês, tem muito mais a ver com a expectativa da mãe do que da da criança”, afirma. “Uma coisa é pensar em uma roupa quentinha para o frio, outra coisa é querer um adorno meramente estético. Acho que isso é uma questão preocupante”, completa.