Saúde

Pílulas anticoncepcionais são suspeitas de terem causado 23 mortes no Canadá, dizem autoridades

Pílulas fabricadas pela Bayer estariam relacionadas aos casos de reação adversa

AFP

Ao menos 23 canadenses que tomam pílulas anticoncepcionais de consumo frequente morreram, em sua maioria devido a coágulos no sangue, de acordo com documentos do ministério da Saúde, informou nesta terça-feira a rede de televisão CBC. Os médicos e farmacêuticos, que são obrigados a notificar as reações adversas aos medicamentos, suspeitam que as pílulas Yaz e Yasmin do laboratório alemão Bayer foram as causadoras destas mortes, acrescentou a Canadian Broadcasting Corporation.


Centenas de mulheres podem ter sofrido os efeitos nocivos destes fármacos, disse o advogado que apresentou um recurso coletivo, citado pela CBC. Milhares de ações foram apresentadas contra a Bayer, em particular nos Estados Unidos.

A Agência Americana de Alimentos e Medicamentos (FDA) já havia lançado em abril de 2012 uma advertência de que estas pílulas poderiam estar "vinculadas a um risco maior de coágulos no sangue" e que esta informação deveria aparecer em sua bula. A Agência Europeia de Medicamentos também fez uma advertência similar em 2011. As pílulas Yaz e Yasmin da Bayer estão entre as mais vendidas e contêm drospirenona combinada com etinil estradiol, um estrogênio comum nos contraceptivos orais.