Saúde

Sem medo de ser feliz; pessoas que largam tudo por um sonho

Mudanças radicais mostram que ainda tem gente pelo mundo com coragem de abrir mão de bens e carreira em busca da realização de sonhos

Gabriella Pacheco

Descobrindo o mundo: uma família norte-americana e um casal britânico são exemplos de pessoas que largaram tudo para realizar o sonho de viajar ao redor do planeta

Largar emprego, vender a casa, juntar as economias e correr atrás de um sonho parece coisa de cinema, fora do mundo 'real' - onde as pessoas têm que trabalhar, ter bens e estabelecer uma família. No entanto, tem gente, com coragem e determinação, que vive pela filosofia de que sem o sonho é impossível viver e ser feliz.


“Muitas vezes a gente se engana nas nossas escolhas. A sociedade nos convida a acreditar que atingir certo status significa felicidade, só que felicidade pode não ser nada disso”, explica o professor do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Orestes Diniz Neto.

Casamento, carreira, família: diversas áreas da vida exigem essas escolhas. O problema, segundo o professor, é quando elas são motivadas pelas razões erradas. “Os caminhos traçados com o coração nos enchem de sentido e significado, de que estamos realizando algo maior. Caminhos sem o coração são mais fáceis, mas não nos levam a esse lugar de satisfação”, destaca.

E as pressões vêm de todos os lados. Segundo ele, vivemos em uma sociedade paradoxal. Ao mesmo tempo em que ela nos oferece inúmeras condições de satisfação, ela aumenta e estimula nossas expectativas para o consumo. “Somos convidados à confusão de se sentir bem com a ideia de ter muitas coisas. Nesse sentido, temos de entender que satisfação pessoal não é possuir. O que estamos fazendo é criando um buraco maior ainda”, comenta.

E por isso é cada vez mais raro ver pessoas fazendo mudanças radicais, como abandonar tudo e correr atrás de um sonho. “Muitas pessoas ficam presas em situações durante a vida toda, que não é o que eles queriam ser ou fazer, vivendo em uma cidade ou situação que não os fazem sentir bem; ou em grupos que não refletem seus valores”.

A insegurança é um dos principais motivos da estagnação frente ao desgosto. Aliada a ela, também aparecem a falta de formação adequada, de personalidade e o equivoco de crença. Mas, especialmente, o desânimo frente às dificuldades que aparecerem ao se correr atrás de um sonho.

É quando a dor ultrapassa o limite do aceitável que algumas pessoas desenvolvem coragem para enfrentar os riscos envolvidos nas mudanças. “Essencialmente, essas pessoas apostam. Elas se dispõem a correr o risco de perder e estarem enganados”. Mas o professor alerta: "Fazer um sonho acontecer exige esforço. A realização é feita por 1% de inspiração e 99% de transpiração. Esta satisfação exige engajamento”.


A família norte-americana na passagem pelo Rio de Janeiro

Pela família


Para o casal norte-americano Angela e Jason, o que pesou na hora de tomar essa decisão foi o filho Bode, hoje com 7 anos. Antes de 2009, quando a jornada deles começou, os dois pais trabalhavam, mas era Jason quem fazia do emprego uma prioridade. Em busca do 'sonho americano', ele seguia à risca aquela máxima de que tempo é dinheiro e de que com trabalho, vem o sucesso.

Foi um pedido inocente no quarto aniversário do filho que mudou tudo. Seguindo a tradição de fazer um desejo ao apagar as velinhas, Bode desejou que os pais fossem mais presentes na vida dele e, a partir desse momento, a ficha dos pais caiu. O trabalho, enfim não comprava felicidade. E foi assim que a aventura deles começou.

No blog em que eles mantêm registro de todo o trajeto, a explicação para a aventura não poderia ser mais direta: “Nós percebemos que nunca iríamos fazer todas as coisas que sonhamos fazer a não ser que largássemos tudo e fôssemos fazer isso”.

Confira mais fotos da jornada deles pelo continente americano

O casal vendeu tudo e investiu na nova casa da família: uma Kombi 71 que transporta o trio pelas Américas. A proposta inicial era de que a viagem tivesse durado somente um ano, mas, três anos e meio e 18 países depois, eles ainda não têm previsão de um fim.

Saindo dos EUA, eles visitaram América do Norte, Central e fecharam a do Sul no Brasil. Aqui, a rota começou pelo Rio Grande do Sul e o último lugar registrado foi o Rio Grande do Norte. Depois disso, os planos ainda incluem visitas à a Europa e Ásia, de onde eles devem voltar para os EUA, para que Bode possa frequentar uma escola convencional – por enquanto ele é educado pelos pais, na estrada.

Pelo romance

Alex Pelling e Lisa Gant, de Manchester (Inglaterra), não precisaram de um 'gatilho' que destacasse o que eles estavam perdendo. A motivação também não foi justificada pela insatisfação. Os dois simplesmente tinham um sonho de conhecer o mundo e ter uma cerimônia de casamento memorável. Foi enquanto eles iniciavam os planos de casamento que surgiu a ideia de viajar em busca da cerimônia perfeita.

Primeira cerimônia de casamento de Alex e Lisa, em Manchester, na Inglaterra, antes do casal embarcar na viagem pelo mundo

Para tanto, os dois também abriram mão de emprego, empresa, casa e economias para percorrer cinco continentes em um trailer velho, experimentando como cada cultura visitada celebra a união de duas pessoas. Mais que aventureiros, Alex e Lisa são verdadeiros românticos. No momento, já foram realizadas 34 cerimônias em lugares diferentes e de tradições particulares – incluindo uma no Brasil.

Confira mais fotos das cerimônias realizadas até agora


O plano original era de que a viagem tivesse a duração de um ano, mas foi prorrogada para três - e, quem sabe, até ultrapassar essa marca. A proposta é encontrar esse lugar perfeito e depois de conhecer o mundo, voltar lá para oficializar a união.

O roteiro da viagem, que também pode ser acompanhado online no site 2people1life.com, começou nos EUA e já percorreu todo o continente americano, de norte à sul. Depois de passar pela África do Sul, Alex e Lisa embarcaram para a Europa e ainda pretender passar pela Ásia e Oceania.

Sem medo do diferente, eles realmente saíram do convencional nas cerimônias, que excedem as cores e religiões tradicionais. Em Nova Orleans, eles optaram por um casamento voodoo, religião popular no estado da Louisiana. Na Guatemala, eles se vestiram de cores tradicionais e tiveram uma cerimônia xamã. No México, a festa foi no fundo mar. Por aqui, eles fugiram do clichê e escolheram o interior de Minas Gerais como cenário de seu casamento brasileiro.


Veja como foi a cerimônia realizada em Ouro Preto:



Em meio à montanhas, o cerrado e o céu azul, a cerimônia aconteceu em Ouro Preto e foi feita por um terapeuta quântico - apesar de cercada de referências cristãs. A festa tipicamente brasileira teve direito até a casadinhos e ficou marcada nos noivos como uma das mais emocionantes até agora.

Pela qualidade de vida

Cansados do estilo de vida caótico e corrido da capital paulista, o casal Jaque Barbosa e Eme Viegas decidiu jogar tudo para o alto em busca de mais qualidade de vida. Eles saíram de São Paulo e se mudaram para Ilha Bela, no litoral paulista, onde moram agora de maneira mais próxima da natureza e levando uma vida menos ligada no que é material.

Jaque Barbosa e Eme Viegas largaram a vida agitada de São Paulo e seus respectivos empregos para viver de maneira mais tranquila como blogueiros, no litoral paulista

“É engraçado como uma decisão pode trazer tantas outras coisas na sua vida que você não podia nem quantificar antes de tomar a decisão”. A frase de Eme abre o vídeo abaixo, onde os dois comentam a decisão radical de mudar de vida. Para eles, reclamar da vida não faz sentido, uma vez que ela é construída por nossas escolhas.

A mudança foi motivada pela frustração profissional, que foi sentida em outras áreas. Esse foi o sinal, alertando para algo errado na maneira como eles viviam. A felicidade só poderia vir pela mudança. Hoje, o casal vive de maneira bem simples, fazendo o que eles gostam. No caso deles, isso é bloggar. Os dois são criadores dos sites Hypeness e Casal Sem Vergonha. Eles contam que ambos projetos surgiram da resolução dessa insatisfação com a vida.

“Nunca é fácil descobrir para onde ir. Você só tem a certeza de que não é lá que você tem que estar”, afirma Jaque. O começo não foi nada fácil e as dificuldades financeiras apontaram diversos motivos para eles desistirem do novo estilo. Mas, focados, eles têm persistido há dois anos e meio na investida, guiados pela intuição de que a nova maneira de viver pode trazer a satisfação e felicidade não encontrados no anterior.

 

Confira o vídeo em que o casal conta como foi a mudança de vida: