Omelete do cláudio

22/09/2017 08:50
 Juliana Flister
Juliana Flister

Ingredientes:

- 2 ovos
- 150 g de muçarela ralada
- 3 fatias de presunto
- 4 colheres (sopa) de frango desfiado
- 3 colheres (sopa) de requeijão
- Orégano a gosto
- Meia banana-caturra, cortada em rodelas finas
- Óleo

Jiló empanado

- Jiló cortado em fatias finas, no sentido do comprimento
- Ovo batido
- Farinha de rosca
- Queijo parmesão ralado
- Óleo para fritar

Como fazer Omelete do cláudio:

Bater os ovos levemente. Aquecer uma chapa ou frigideira grande no fogo baixo e pôr óleo para untar. Sem deixar que aqueça muito, despejar os ovos batidos e espalhar, de modo que fique uma camada bem fina. Quando começar a fritar, espalhar a muçarela por cima. Esperar começar a derreter e pôr o presunto, o frango, o orégano, o requeijão e a banana. Com uma espátula, dobrar a omelete ao meio, unindo uma ponta à outra, com cuidado para não quebrar.

Deixar dourar um lado e, em seguida, virar para dourar o outro.



Como fazer jiló empanado

Passar as fatias de jiló no ovo batido, na farinha de rosca, novamente no ovo e, por fim, no parmesão. Fritar em óleo quente, suficiente para cobrir, até dourar. Deixar escorrer a gordura e servir.

Receitas fornecidas por Cláudio Gonçalves Pedrosa, do Bar do Cláudio, o rei da omelete: (31) 9751-6309

Simplicidade de gala

Versátil como os próprios botecos, o ovo tem lugar de destaque em cardápios da noite de BH. Mas, em um bar do Bairro Santa Efigênia, Região Centro-Sul, ele é a matéria-prima de uma verdadeira estrela: a omelete. No Bar do Cláudio O rei da omelete, são servidas por dia cerca de 80 unidades da iguaria. E, para a surpresa de quem já degustou a pedida, Cláudio Gonçalves, o homem à frente da chapa, revela o número máximo de ovos empregados em cada receita.

Para a omelete grande, uso apenas dois ovos. Tem gente que acha que a gente coloca cinco ovos e uns até perguntam se eu ponho fermento. Na verdade, o que deixa a iguaria com tamanho avantajado é o farto recheio, que inclui de queijo derretido a banana fatiada. Mas a casa tem muito mais para oferecer. Alguns fregueses nem sabem que a gente tem cardápio; já chegam pedindo a omelete.

Aí, quando mostramos outras opções, eles nem acreditam, conta Carlos Alberto, irmão de Cláudio, que também administra o bar. Como prova, a dupla oferece o jiló frito, outra tentação de arrancar suspiros. Que, claro, tem o ovo como coadjuvante.