Carnoba

22/09/2017 08:10
 Juliana Flister
Juliana Flister

Ingredientes:

- 300 g de filé mignon cortado em cubos
- 2 folhas de taioba (sem os talos) rasgadas em pedaços grandes
- 100 ml de caldo de carne (pode-se usar o industrializado diluído em água ou o caseiro)
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- 2 fatias de bacon
- 1 batata grande, cozida
- 1 colher (sopa) de queijogorgonzola picado
- Óleo para fritar a batata
- 1 fio de azeite
- Ovo batido e farinha de rosca para empanar.

Como fazer Carnoba:

Cozinhar a batata com a casca. Esperar esfriar e cortá-la ao meio, no sentido do comprimento. Em cada metade, retirar uma colher (sopa) do miolo da batata. Pôr nessa cavidade, em cada pedaço, meia colher de queijo gorgonzola. Envolver cada metade com uma fatia de bacon e passar no ovo batido e na farinha de rosca. Fritar em óleo quente, suficiente para cobrir. Temperar a carne com sal e pimenta do reino.

Levar uma frigideira grande ao fogo e aquecer um fio de azeite. Pôr a carne e deixar dourar. Quando estiver quase pronta, pôr a taioba e o caldo de carne. Quando as folhas estiverem murchas, retirar. Servir a carne com a batata.

Inspirado na cana

Só mesmo na capital dos botecos uma antiga brincadeira de apreciadores da branquinha poderia ganhar tal proporção. Pois assim se deu a história: de tanto os frequentadores de um certo bar jogarem um gole de cachaça para o santo, um pé de cana acabou brotando na calçada. Dá para acreditar? É que claro que por trás da planta que nascera no passeio estavam as mãos de alguns espertinhos. Os anos se passaram, o bar mudou de nome, de dono e de calçada, mas o pé de cana continua lá, e hoje é referência para o Bar do Antônio, no Bairro Sion, Região Centro-Sul.

Márcio Bomtempo, dono do negócio junto com os irmãos, conta que, mesmo com as mudanças, o bar mantém a essência. Primeiro, o boteco mudou de lado da rua, porque as mulheres passaram a frequentar e era preciso um espaço maior para construir um banheiro feminino. O movimento aumentou e aí a cozinha também teve que ser ampliada. Dá para acreditar que antes os tira-gostos eram feitos em um fogão de duas bocas? E é de lá, da cozinha agora redimensionada, de onde saem as estrelas que atraem a clientela.

Entre elas está a deliciosa carnoba, iguaria que traz criatividade no nome e muitos agrados ao paladar.

Receita fornecida por Márcio Bomtempo, do Bar do Antônio (Pé de Cana): (31) 9258-0100