Feijão de tropeiro da tia su

18/08/2017 09:00

Ingredientes:

- 1 kg de feijão carioquinha

2 cebolas picadas

3 colheres (sopa) deóleo

500 g de linguiça defumadacortada em rodelas

400 g de bacon picado

200 g de toucinhopicado

12 ovos

Salsinha a gosto

1 xícara (chá) de farinha de mandioca

1 molho de couvecortada fininha

Alho socado a gosto

Pimenta e sal a gosto

Como fazer Feijão de tropeiro da tia su:

Levar o feijão ao fogo, coberto com água, na panela de pressão. Cinco minutos depois que a panela chiar, retirar do fogo e conferir o cozimento. Se precisar, deixar mais um pouco, de modo que os grãos fiquem cozidos, mas firmes. Escorrer e refogar os grãos no óleo, com o alho, o sal a pimenta e a cebola. Reservar. Em outra panela, fritar a linguiça em um pouco de óleo. Retirar da gordura e reservar.

Na mesma panela fritar o bacon e, em seguida, o toucinho. Retirar parte da gordura da panela e deixar o suficiente para fritar os ovos, que não devem ser mexidos (eles ficaram mais inteiros e com a gema dura). Escorrer parte da gordura e, na mesma panela, no fogo, pôr a couve, as carnes, a farinha e metade dos ovos. Misturar como se fosse uma farofa. Pôr o feijão e misturar. Por cima pôr o restante dos ovos e a salsinha.

História em fornadas

Para desvendar mais uma cozinha, os viajantes pegam carona na história e chegam à Quinta do Sumidouro, povoado de Pedro Leopoldo e considerado um dos primeiros de Minas Gerais. Entre as riquezas do lugar, que faz parte do Parque Estadual do Sumidouro, está a capela de Nossa Senhora do Rosário e a casa em que viveu o bandeirante Fernão Dias, ambas erguidas no século 17. Mas o lugar guarda ainda outra preciosidade, repleta de aroma e paladar.

É o feijão de tropeiro de Suelly Brasiel Antônia, que foi carinhosamente apelidado de tropeiro da Tia Su. O prato faz a festa dos familiares e amigos que exigem seu preparo em dias de festa. Para Suelly, o segredo é usar ingredientes frescos e de boa procedência. Tem que ter o alho socadinho, o ovo caipira e a couve colhida no quintal. Outro detalhe importante é economizar na farinha, para que o feijão fique molhadinho.

É claro que o amor também faz toda a diferença. Por isso, ao ir para a cozinha, lance mão de boas doses desse ingrediente.

Receita fornecida por Suelly Brasiel Antônia, de Pedro Leopoldo: (31) 3661-8124