Bomba

18/08/2017 08:10
 Juliana Flister
Juliana Flister

Ingredientes:

- 2 xícaras e meia (chá) de água

1 colher (chá) de sal

Meia xícara (chá) deóleo

1 colher (chá) de manteiga

3 xícaras (chá) de farinha de trigo

6 ovos

Óleo ou manteiga para untar

Como fazer Bomba:

Levar ao fogo a água, o sal, o óleo e a manteiga. Quando começar a ferver, pôr a farinha de trigo e mexer até dar o ponto de um angu duro. Se for necessário, pôr mais um pouco de farinha. Despejar em uma gamela e esperar esfriar um pouco. Pôr os ovos, um a um, e mexer até a mistura ficar homogênea. Em um tabuleiro untado, pôr colheradas da massa e levar ao forno alto, previamente aquecido, por cerca de 20 minutos.

Após esse tempo, verificar se a bomba está com a casca bem sequinha, para que ela não murche depois de retirada do forno. A bomba pode ser consumida pura ou recheada com pernil, requeijão, ou o que desejar.

História em fornadas

Em um caderno de páginas amareladas, algumas já soltas, dona Geralda da Cruz Viana procura a receita de uma quitanda que faz sucesso nas mesas de café. Antes, porém, faz questão de mostrar a data anotada em uma das folhas: 1945. Ela enfim encontra o que procura, mas apenas para mostrar como a bomba era feita antigamente, pois a receita que prepara nos dias de hoje, e sabe de cor, é diferente. Receita é assim, a gente vai mudando com o tempo Aos 92 anos, dona Geralda esbanja saúde.

Para ler as letras miúdas de livros e revistas de culinária, nada de óculos. Com disposição, circula pelo quintal e mostra seus pés de pitanga e jabuticaba que, infelizmente, não deram muitos frutos este ano por causa da seca. A prosa tranquila e bem-humorada faz qualquer um se sentir como se fosse da família. E enquanto o papo se desenrola, o cheirinho de quitanda anuncia que a bomba está no ponto.

O café também está servido para agraciar os viajantes com mais um fim de tarde inesquecível.

Há 14 anos, José Lana evitar usar produtos químicos na lavoura de bananas. Ele lança mão de biofertilizantes e vende a fruta in natura, doces e na versão desidratada. Contato: (31) 9718-0208.