Broa de farinha de milho

21/07/2017 08:30
 Euler Junior/EM
Euler Junior/EM

Ingredientes:

- 500 ml de óleo
- 2,3 litros de leite
- 10 ovos
- 250 g de farinha de milho
- 230 g de farinha de trigo
- 150 g de queijo-parmesão ralado
- 850 g de açúcar cristal
- 30 g de fermento químico em pó
- 5 g de sal

Caseira:

- Seja para rechear o famoso sanduíche de beira de estrada ou para tira-gosto, linguiça caseira é algo que dificilmente desagrada. Em Caeté, Dilçon Leite produz a iguaria há 10 anos, em quatro variedades. Vende por encomenda e entrega em paradas da BR-381.
- Contato:(31) 3651-2242.

Como fazer Broa de farinha de milho:

Em uma vasilha, misturar os ingredientes e amassar bem, até dar ponto de enrolar. Fazer cordões com a massa e cortar em pedaços no tamanho desejado. Pôr em tabuleiro untado e levar ao forno alto pré-aquecido até começar a corar.

Preciosos fogões de caeté

Quem passa pela Rua Raimundo Peixoto, no Bairro José Brandão, em Caeté, tem a imaginação aguçada pelo aroma exalado de uma das casas. O pensamento voa tão longe que logo alcança o paladar. Por isso, o melhor a fazer é se deixar levar pelo cheirinho de quitanda no forno, que conduz até a casa de Marly Mamede, a Ló, como é chamada pela família. Na sexta-feira, ela abre as portas de sua casa para a freguesia, que é recepcionada com uma farta mesa de iguarias.

Em meio a tortas doces e salgadas, pães recheados, quiches, biscoitos de polvilho, roscas, pizzas e muito mais, há aqueles que optam pela novidade e outros que não abrem mão do que é tradicional. Para o segundo grupo, não há deleite maior que saborear uma generosa fatia da broa de farinha de milho, ainda mais quando acompanhada por café passado na hora. A quitanda é uma das campeãs de venda da mesa de Marly, que há dez anos se dedica ao saboroso ofício.

Para quem preferir saborear essa e outras delícias direto da fonte, Marly avisa que a mesa está posta.

Receita fornecida por Marli Mamede, de Caeté: (31) 3651-4851