Bolinho de inhame com queijo

14/07/2017 08:30
 Renato Weil/EM
Renato Weil/EM

Ingredientes:

- 1 kg de inhame
- 2 ovos
- Tempero a gosto
- Requeijão em barra para rechear
- Óleo para fritar

Hidroponia:

- Há 16 anos, o agrônomo Fernando Pinto escolheu o povoado de Acuruí, a 23 quilômetros de Itabirito, para iniciar o cultivo de verduras e legumes hidropônicos. Em uma área coberta de mais de 2 mil metros quadrados, a plantação é de encher os olhos.

Contato:(31) 8454-4060.

Como fazer Bolinho de inhame com queijo:

Descascar o inhame e cozinhar até ficar macio, mas não desmanchando. Escorrer e deixar esfriar. Passar em um moedor. Pôr o tempero e os ovos e misturar com as mãos, até a massa ficar homogênea. Pegar pequenas porções e modelar, fazendo bolinhas ou rolinhos. Cortar uma tira de requeijão não muito grossa e pôr no meio do bolinho, fechando bem, para não estourar. Fritar em óleo quente, suficiente para cobrir.

Generosa mesa de itabirito

Na lista dos tira-gostos de boteco, há lugar para o torresmo, a mandioca, a linguiça, a carne cozida, entre tantos outros petiscos tradicionais que dão água na boca só de lembrar. Mas também há espaço para a criatividade e inovação. No Quincas Bar, em Itabirito, as estrelas do cardápio atendem pelo nome de bolinho. O de carne com queijo foi o primeiro a dar o ar da graça e abriu caminho para o de mandioca, de bacalhau e até de inhame.

Anésia de Oliveira Medeiros é a mãe de todas essas delícias, que passam por suas mãos há 16 anos. No início, o Quincas era um pequeno boteco, que Anésia tocava com o marido e o filho, Vinícius, na época com 13 anos. A fama dos bolinhos e da cerveja gelada cresceu e o espaço ficou pequeno para tanta gente.

Hoje, o bar ocupa área maior e mais equipada, mas mantém as características que o popularizaram na cidade. Não é raro nos fins de semana ter fila de clientes na porta. Para entender o sucesso, basta pôr em uma simples equação as palavras simpatia e sabor.

Receita fornecida por Anésia de Oliveira Medeiros, de Itabirito: (31) 8802-4495 (Contato com Vinícius)