Feijoa (fava) com toucinho

30/06/2017 09:40
 Gladyston Rodrigues/EM
Gladyston Rodrigues/EM

Ingredientes:

- Espigas de milho verde, na quantidade desejada

Material
- Pilão
- Peneira
- Chapa de ferro,
- pedra ou frigideira grande

Arte:

- Na Casa do Artesão de Jaíba, a fibra da bananeira ganha tratamento especial para se transformar em belas peças como baús, jarros, cestos e o que mais a imaginação do grupo permitir.

Como fazer Feijoa (fava) com toucinho:

Cozinhar a fava em panela convencional, coberta com água, tapada, por três horas. Deixar em fogo alto até ferver e, depois, abaixar até que os grãos estejam macios. Escorrer e lavar em água fria. Despejar em uma vasilha e pôr o tempero e a farinha, fora do fogo. Picar o toucinho em cubos e levar ao fogo. Retirar quando já estiver dourado. Retirar metade da gordura da panela e levar ao fogo o restante.

Refogar a cebola com o colorau. Despejar na vasilha que está com a fava e cobrir com o toucinho.

Delicioso oásis do sertão

Rosana Borges dos Reis, simpática moradora do Morro do Albano, recebe os viajantes com sorriso tímido e já indica o caminho da cozinha. A feijoa está pronta, ela diz. Feijoa? O nome, que em outras paragens é dado a uma fruta, ali é usado para identificar um grão bem conhecido. A explicação para essa apropriação é simples e bem-humorada. É a mulher do feijão! E quem mais seria, senão a fava?

Plantado pela comunidade, o grão é encontrado nas mais diversas cores, sendo a amarela, segundo Rosana, a mais apetitosa. As outras amargam mais, ensina. Experiente cantineira da escola do povoado, a mineira se orgulha de contribuir para a formação das crianças. Todos crescem fortes e saudáveis. O aprendizado de fogão lhe foi passado pela mãe, que ensinou, inclusive, os segredos para o preparo da fava.

No caso da receita com farinha e toucinho, por exemplo, há alguns truques. Depois de cozida, a fava não pode voltar ao fogo, senão amarga. Os ingredientes são misturados em uma vasilha. De posse dessas dicas, a sugestão é correr ao mercado mais próximo para garantir a preciosa matéria-prima.

Receita fornecida por Rosana Borges dos Reis, de Jaíba: (38) 9102-2458 (Contato com Nezinho)