Trufa com café

16/06/2017 10:10
 Marcos Michelin/EM
Marcos Michelin/EM

Ingredientes:

Trufa com café

- 600 g de chocolate ao leite
- 100 ml de água quente
- 3 colheres (sopa) de café solúvel forte
- 1 colher (café) de mel
- 1 pitada de noz-moscada
- Meia caixinha de creme de leite
- Cachaça:

Aos 95 anos, Tobias Alves de Miranda, de Monte Carmelo, esbanja vitalidade e disposição. O segredo, segundo ele, é a cachaça que produz, a Seu Bias. Feita a partir de uma receita deixada por um padre europeu, a bebida destilada é curtida com uma variedade de ervas, o que lhe confere sabor diferenciado.

Contato:(34) 9989-2387,com Fabiana.

Como fazer Trufa com café:

Derreter 400 g de chocolate em banho-maria. Dissolver o café na água e misturar com o chocolate. Pôr o creme de leite, misturar e deixar no freezer por 40 minutos. Com duas colheres de sobremesa, modelar porções de chocolate, de modo que fiquem no formato de um bombom. À medida que for fazendo as bolinhas, pôr em uma travessa de alumínio e levar à geladeira por uma hora. Derreter o restante do chocolate, retirar do fogo e deixar que fique a 35º ou na temperatura ambiente.

Passar uma a uma das trufas, logo que retirar do freezer, nesse chocolate e deixá-las secar em um refratário. Rende 40 trufas de tamanho pequeno.

Um doce a mais na vida

De Romaria, a expedição segue com destino a Monte Carmelo, a 486 quilômetros de Belo Horizonte. Na terra da cerâmica, os viajantes descobrem que há muito mais para conhecer. E também para experimentar. Por aquelas bandas, os cafezais continuam surgindo na paisagem até perder de vista, tamanha a extensão dos campos. E é ele, o café, que aparece para dar sabor especial a mais uma receita. Pelas mãos e criatividade de Michele Gama Machado, o ingrediente dá toque de mestre a encantadoras trufas Mesmo para quem diz não ter queda por chocolate, as iguarias são verdadeiras perdições.

Natural da cidade, Michele, que é psicóloga, sempre foi fascinada pela cozinha, embora a entrada para o ramo tenha se dado por necessidade. Comecei a fazer as trufas para ajudar meu pai a pagar a faculdade. Depois de me formar, dei continuidade ao negócio. Durante algum tempo, Michele manteve uma loja na cidade, mas logo percebeu que seria mais vantajoso trabalhar com encomendas. À noite dou aulas e, durante o dia, trabalho com os doces. Mesmo com a correria, ela faz questão de manter a qualidade dos produtos, entre eles bombons e belíssimos bolos confeitados.

Com paladar e espírito adoçados, damos continuidade à jornada.

Receita fornecida por Michele Gama Machado, de Monte Carmelo: (34) 3842-4175