Tilápia ao molho branco e alcaparras

16/06/2017 09:50
 Marcos Michelin/EM
Marcos Michelin/EM

Ingredientes:

- 500 g de filé de tilápia
- Azeite para untara frigideira
- Tempero a gosto
- 4 fatias de muçarela
- 300 ml de leite
- 1 colher (sopa) demargarina
- 1 cebola ralada
- 1 colher (sopa) de amido de milho dissolvido emum pouco de leite
- 2 colheres (sopa) decreme de leite
- 2 colheres (sopa) dealcaparras
- Pimenta-do-reino a gosto

Pescado:

- A criação de tilápias da Piscicultura e Abatedouro Santa Luzia tem 48 tanques. Instalado em Patrocínio, na represa da hidrelétrica de Nova Ponte, o negócio é especializado na produção de filés, vendidos congelados para a região. Em breve o produto deve ser vendido na capital.
- Contato:(34) 9984-3231,com Márcio Amaral.

Como fazer Tilápia ao molho branco e alcaparras:

Para o molho branco, aquecer a margarina e refogar a cebola. Pôr o leite, o amido de milho dissolvido, o tempero e a pimenta-do-reino. Mexer e retirar quando começar a engrossar. Já fora do fogo, pôr o creme de leite e misturar. Em uma frigideira ou chapa, aquecer o azeite, em quantidade suficiente apenas para untar, e pôr os filés, já temperados. Deixar dourar dos dois lados e pôr em uma travessa.

Cobrir com as fatias de muçarela e o molho branco, bem quente, e salpicar alcaparras. Uma sugestão é servir com arroz branco passado na manteiga com castanhas.

A Isca é o paladar

Esta história começa com um pequeno bar às margens da rodovia, passa por um imóvel alugado dentro da cidade e em breve ganhará novo capítulo com a inauguração de um novo restaurante estruturado e muito bem planejado. E, para deixar o caso mais apetitoso, acrescente saborosas receitas de peixe, preparadas com maestria por mãos cuidadosas. Essa é a trajetória do Traíras Filé, uma casa em Patrocínio em que o freguês não tem do que reclamar.

No comando está Silvano Ribeiro Silva, mineiro que cresceu na vida graças à determinação e à criatividade. A escolha do peixe como carro-chefe ocorreu devido ao contato com pescadores do Rio Quebra-Anzol, que passa pelo município. Eles iam almoçar em nosso restaurante de comida caseira, que era bem perto do rio, e eu passei a comprar peixes que eles pescavam. No fim do expediente, ia para a cozinha para inventar receitas.

Um dia, fiz um filé de tilápia recheado. A partir daí, tive a ideia de montar um negócio dentro da cidade, conta. O restaurante começou modesto, mas os peixes caíram tanto no gosto popular que logo o movimento cresceu. De quatro funcionários, a casa passou a empregar 22 e fila formada na porta tornou-se comum. Como mineiro que se preze, Silvano é desconfiado e, por nada, revela quanto peixe vende.

Prefiro manter em segredo. Para nossa sorte, o mesmo não ocorre com as receitas, que ele ensina de bom grado. Portanto, mãos à obra para desvendar tamanho sabor.

Receita fornecida por Silvano Ribeiro Silva, de Patrocínio: (34) 3831-8614