Frango caipira com macarrão e tutu

16/06/2017 08:40
 Marcos Michelin/EM
Marcos Michelin/EM

Ingredientes:

Para o frango com macarrão

- 1 frango caipira picado
- 1 cebola ralada
- 2 dentes de alho picados
- 1 colher (café) de açafrão
- 2 colheres (sopa) de óleo
- 300 g de macarrão furadinho
- Cheiro-verde a gosto

Para o tutu

- 1 kg de feijão carioca cozido
- 3 dentes de alho picados
- 3 colheres (sopa) de óleo ou banha de porco
- 300 g de bacon picado
- 300 g de linguiça defumada picadinha
- Cheiro-verde a gosto
- 100 g de farinha de mandioca
- 1 cebola grande picada
- 1 pitada de pimenta-do-reino
- 2 ovos cozidos e cortados em rodelas
- sal a gosto

Apiário:

- De Minas para o Japão. Esse é o novo caminho do Própolis Santa Rosa, produzidopela Agro Abelha, em Coromandel. O produto, há 26 anos no mercado, é vendido em todo o Alto Paranaíba e agora vai ultrapassar as fronteiras do Brasil. Além da substância bruta, a marca comercializa o extrato e o mel, vendido sob a marca Marina. Os produtos terão em breve certificados de orgânicos.
- Contato:(34) 3841-3715

Como fazer Frango caipira com macarrão e tutu:

Em uma panela grande, aquecer o óleo e refogar a cebola, o alho, o açafrão, o frango e o sal. Quando dourar, cobrir com água e deixar cozinhar, com a panela tapada, por cerca de 40 minutos. Pôr o macarrão e cobrir novamente com água. Pôr o cheiro-verde e deixar cozinhar. Para o tutu, bater o feijão, com o caldo do cozimento, no liquidificador. Se necessário, pôr um pouco de água para bater. Em uma panela, aquecer o óleo e fritar o bacon, a linguiça, a cebola, o alho e o sal.

Sem escorrer a gordura, pôr o feijão batido, misturar e pôr um pouco de água. Quando começar a ferver, pôr a farinha aos poucos e mexer. Decorar com as rodelas de ovo cozido e cheiro-verde. Servir acompanhado do frango com macarrão.

Alimento da fé

Sob as bênçãos de Nossa Senhora de Abadia, os viajantes chegam a Romaria, a 483 quilômetros da capital. Na pequena cidade de aproximadamente 3,5 mil habitantes, a religiosidade não fica apenas no nome. É o cartão de visitas do lugar, que chega a receber milhares de visitantes ao longo do mês de agosto. Além de festejar a padroeira, no dia 15, a comunidade faz reverências a Padre Eustáquio, missionário holandês que, antes de chegar à capital, passou uma década na cidadezinha.

E, se a fé alimenta a alma, durante as festividades não podem faltar divinas iguarias para cuidar do corpo. Entre os encarregados dessa missão estão Simone da Silva Ribeiro e Marina Alves da Silva, ambas moradoras da comunidade rural de Santa Fé. Entre os pratos típicos servidos nas barraquinhas, elas concordam que o frango caipira com macarrão e tutu é o campeão de audiência. Também preparamos a receita na Festa de Reis.

Não pode faltar, pois o povo adora, fala Marina. E motivos para tamanho sucesso não faltam. Afinal de contas, não há como discutir que frango caipira tem lugar de honra na vasta culinária mineira. Ao serem acomodadas na mesa, as panelas exalam aroma sem igual. E, já na primeira garfada, o tempero se encarrega do resto: encantar plenamente.

Receita fornecida por Simone da Silva Ribeiro e Marina Alves da Silva, de Romaria: (34) 9985-1470/(34) 9942-6125