Magret de canard ao molho de blueberries

09/06/2017 09:30
 Jackson Romanelli/EM
Jackson Romanelli/EM

Ingredientes:

- 180 g de magret de canard (peito de pato) inteiro
- 1 dose de vinho do porto
- 5 g de blueberries (fruta nativa dos Estados Unidos e Canadá, pode ser encontrada em supermercados)
- 60 g de arroz cozido e temperado
- 15 g de champignon de paris fresco e cortado em lâminas
- 1 dose de espumante
- Meia colher (café) de curry
- 1 dose de vinho do porto
- 20 ml de creme de leite
- 10 g de manteiga
- 1 ramo de alecrim
- 10 g de cebola picadinha
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- Azeite suficiente para untar a frigideira

Assados:

- Há 42 anos a Padaria Santa Rosa, no Centro de Ibertioga, é um tradicional ponto para saborear os mais diversos tipos de quitandas. A casa produz 25 qualidades de biscoitos que fazem sucesso entre clientes.
- Contato:(32) 3347-1282.

Como fazer Magret de canard ao molho de blueberries:

Temperar o peito de pato com sal e pimenta-do-reino. Untar uma frigideira com azeite e saltear a carne inteira, para que ela fique dourada dos dois lados. Em uma assadeira, levar a carne ao forno aquecido a 200 graus, por cinco minutos. Retirar da assadeira, de modo que seja escorrida a gordura. Na mesma frigideira onde foi salteado o peito de pato, levar ao fogo as blueberries inteiras e o vinho do porto.

Assim que o líquido começar a secar, retirar do fogo e reservar. Em outra frigideira, refogar, na manteiga, a cebola, os cogumelos e o curry. Pôr o espumante e deixar reduzir. Acrescentar o arroz e mexer. Retirar do fogo e misturar o creme de leite. Caso precise de mais sal, acrescentar. Em um prato, pôr molho de blueberries e, por cima, o peito de pato já fatiado. Servir com o arroz.

Inusitado e divino

Para saudar o novo ano, nada melhor que abrir as panelas e sentar-se à mesa em uma cozinha de outra região das Gerais. A primeira jornada de 2011 percorre Barbacena, a 173 quilômetros da capital, e cidades de seu entorno. Na terra das rosas, outros perfumes e cores causam suspiros. Constatação feita ao entrar no restaurante Tulha do Chefe, lugar onde sofisticação e sabor andam de braços dados. No comando da casa está o chefe André Borgo, que há sete anos contempla o paladar barbacenense com invenções de dar água na boca e preciosos segredos.

É o caso do magret de canard, ou peito de pato, ao molho de blueberries. Além da maciez e tempero na medida da carne, chamam a atenção o paladar, um tanto quanto ácido, e o nome curioso da fruta. Nativa dos Estados Unidos e Canadá, o blueberry ou ou mirtilo, denominação que ganhou no Brasil, foi introduzida no país na década de 1980 e seu consumo ainda não é muito popular por aqui. Barbacena é um dos locais onde há plantações, motivo pelo qual André a tem como ingrediente sempre à mão.

"Procuro privilegiar o que é cultivado aqui, para ter o produto fresco." Sem demora, os viajantes saboreiam a criação do chefe que, mesmo incomum ao nosso paladar, é uma delícia.

Receita fornecida por André Borgo, de Barbacena: (32) 9907-8887