Tilápia ensopada

02/06/2017 09:50
 Paulo Filgueiras/EM
Paulo Filgueiras/EM

Ingredientes:

Para a carne

- 1,5 kg de tilápia cortada em postas
- 1 cebola grande cortada em rodelas
- 4 colheres (sopa) de óleo ou azeite
- Pimenta-do-reino e tempero a gosto
- 1 pimentão cortado em rodelas
- 2 latas de molho de tomate
- 1 limão
- 1 colher (sopa) de colorau
- 2 xícaras (chá) de água

Temperado:

- A marca de laticínios Lacbom, há 10 anos em Malacacheta, lança um petisco que vai fazer sucesso. É o queijo tipo parmesão temperado, ótima pedida para acompanhar a cerveja gelada.
- Contato:(33) 3514-1136

Como fazer Tilápia ensopada:

Temperar o peixe com o caldo do limão e tempero. Deixar descansar por 40 minutos na geladeira. Em uma panela, aquecer o óleo e refogar a cebola, o pimentão, a pimenta-do-reino e o colorau. Acrescentar ao molho a água e as postas de peixe. Tampar e deixar cozinhar. Retirar do fogo quando o peixe estiver cozido e o molho, encorpado.

Apreciável riqueza das águas

A estrada de terra conduz os viajantes à próxima parada. A poeira e o sol escaldante tornam o trajeto cansativo, mas nada que não seja recompensado antes mesmo de se chegar ao destino. De longe, a Lagoa Santo Aleixo, na zona rural de Malacacheta, surge como presente para os olhos, que descansam diante da sua imensidão. Às margens, está a casa da professora Elenice Ferreira de Freitas, que, em sua cozinha, mostra a riqueza oriunda daquelas águas.

Basta abrir a geladeira para ver a fartura de peixes. Uma parte do estoque é destinada à venda e a outra é consumida sob as mais diversas formas na casa. "Antigamente, o pessoal não gostava muito de peixe, mas agora todo mundo sabe que é uma carne saudável, por isso a procura está maior. Aqui em casa nunca falta." Com o pescado, Elenice prepara maravilhas no fogão, aprovadas pela família e amigos. Entre as iguarias está a tilápia ensopada, receita prática, leve e gostosa.

Para acompanhar, nada além de arroz branco, que fica uma delícia quando molhado com o caldinho do peixe. Com a bela lagoa de pano de fundo, um suspiro fica no ar para mais uma bela amostra da cozinha da terra.

Receita fornecida por Elenice Aleixo, de Malacacheta: (33) 3514-1282