Filé de truta com amêndoas, alcaparras e champignon

19/05/2017 10:40
 Euler Junior/EM
Euler Junior/EM

Ingredientes:

- 1 filé de truta congelado
- 2 colheres (sopa) demolho de alho
- 2 dentes de alho batidos
- Tempero caseiro(alho e sal) a gosto
- Meia xícara (chá) de farinha de trigo
- 5 colheres (sopa) de manteiga
- 2 batatas cortadas a palito
- 150 g de amêndoas com pele, trituradas
- 150 g de alcaparras
- 150 g de champignon

Saudável:

- Para quem quer manter a saúde com muito sabor, os laticínios da marca Verde Campo, fabricados em Lavras, têm a fórmula. São 28 variedades, com destaque para os queijos e iogurtes. Uma boa dica é usar os iogurtes no preparo de receitas, como bebidas, tortas e molhos.

Como fazer Filé de truta com amêndoas, alcaparras e champignon:

Deixar a truta descongelar, mas não completamente. Com uma faca, abrir o filé no sentido do comprimento, de modo a obter duas partes separadas. Temperar e pôr em um tabuleiro. Polvilhar com farinha de trigo, nos dois lados. Aquecer uma chapa ou frigideira e pôr duas colheres (sopa) de manteiga. Pôr os pedaços de truta e deixar dourar, virando, para que fique no ponto dos dois lados. Cozinhar as batatas al dente, escorrer e grelhar em uma chapa ou frigideira com uma colher (sopa) de manteiga.

Torrar as amêndoas em uma panela com meia colher (sopa) de manteiga. Pôr em uma vasilha e levar ao micro-ondas com meia colher (sopa) de manteiga, até esta derreter. Levar o champignon e as alcaparras ao micro-ondas, com meia colher de (sopa) de manteiga em cada um, separadamente, também para derreter. Servir a truta em uma travessa, com as batatas e os molhos separados como acompanhamento.

Saúde e paladar à mesa

Na variada cozinha de Lavras, há receitas feitas com ingredientes da terra, mas também há espaço para pratos vindos de mais longe. E não há problemas nisso. Afinal, a cozinha é um espaço mais do que democrático. Depois de apresentar a traíra, um exemplar natural das águas que banham a região, o Sabores de Minas parte para uma receita de truta, peixe da família do salmão que já caiu no gosto dos brasileiros.

Há 10 anos, o requintado pescado é servido, da mesma maneira, no restaurante do Hotel Vitória. O cuidado em seguir à risca a receita fez com que a truta do lugar ganhasse uma legião de admiradores, que não abrem mão de saborear o prato ao menos uma vez por semana. Por noite, servimos em média de 50 trutas. É um número considerável, já que a cidade é pequena, conta o dono do hotel, Ênio Wilden.

Aos 80 anos, ele faz questão de acompanhar de perto as atividades da casa, fundada há 40 anos. Com aparência invejável, ensina que o segredo da vida longa está na alimentação. Portanto, fica a dica: a truta é rica em proteínas e ômega 3, além de conter poucas calorias.

Receita fornecida por Sirlei Aparecida de Pádua, de Lavras: (35) 3822-3555