Pão da jamaica

19/05/2017 09:40
 Euler Junior/EM
Euler Junior/EM

Ingredientes:

- 250 g de farinha de trigo,mais 1 colher (sopa)
- 1 colher (sopa) de fermento químico em pó
- 500 g de banana caturra bem madura, descascada eamassada
- 125 g de manteiga sem sal, amolecida
- 100 g de açúcar mascavo
- 1 ovo
- 90 g de passas sem sementes
- 50 g de nozes ou castanhas-do-pará picadas
- Farinha e manteiga para untar

Bolo mármore

- 320 g de açúcar cristal
- 4 ovos
- 48 g de margarina
- 240 ml de leite
- 360 g de farinha de trigo
- 10 g de fermentoquímico em pó
- 36 g de chocolate em pó
- 1 colher (chá) sal

Diverso:

- Tudo o que se pode imaginar para equipar uma cozinha está na loja ZEK Utilidades, bem no Centro de Lavras. A grande variedade do lugar é acompanhada de bons preços e qualidade.
- Não deixe de conferir: (35) 3821-5833

Como fazer Pão da jamaica:

Na batedeira, bater a manteiga com o açúcar até obter um creme leve e fofo. Pôr o ovo e voltar a bater bem. Em outra vasilha, peneirar a farinha com o fermento. Com uma colher, misturar ao creme e, em seguida, acrescentar a banana. Misturar as nozes (ou castanhas) e as passas com uma colher (sopa) de farinha e juntar à massa. Misturar a massa e pôr em forma retangular (de pão de forma) untada e polvilhada com farinha.

Préaquecer o forno, por cerca de 15 minutos, a 180 graus e assar por uma hora.

Como fazer Bolo mármore

Bater as gemas com o açúcar e a margarina em velocidade baixa, até obter um creme fofo. Pôr o leite e a farinha, misturar e reservar. Bater as claras em neve e juntar à mistura. Pôr o fermento e, com uma colher, misturar levemente. Retirar um terço dessa massa e pôr em uma fôrma retangular (de pão de forma) untada. Ao restante da massa, acrescentar o chocolate em pó, misturando bem. Despejar essa mistura por cima da massa que está na forma.

Com um garfo, fazer movimentos circulares por cima da mistura, para obter uma textura ao assar. Levar ao forno préaquecido de 10 a 15 minutos, a 180 graus, e assar por 40 minutos.

Fornada de surpresas

Depois de uma pequena pausa para recarregar as energias, o Sabores de Minas junta as malas e pega a estrada para matar a saudade dos temperos e segredos de nossas cozinhas. A caravana segue para Lavras, a 219 quilômetros da capital, no Sul de Minas. O cheirinho de pão saindo do forno encanta os viajantes e os conduz à Casa do Pão. Montada em um belo casarão histórico, bem no Centro da cidade, a padaria oferece cerca de 130 iguarias de produção própria, cujas receitas seguem a regra de não usar conservantes, conforme se informa na entrada do estabelecimento.

São 12 anos sem usar qualquer tipo de aditivo, orgulha-se o dono do estabelecimento, Juventino Júlio de Souza, que administra a casa com a mulher, Alexandra. Engenheiro agrônomo, ele descobriu sua verdadeira vocação na panificação e hoje não se vê fazendo outra coisa. Como prova de que seguiu o caminho certo, basta experimentar as receitas. Só para deixar com água na boca, seguem pequenas amostras: o pão da Jamaica e o bolo mármore.

Receita fornecida por Juventino Júlio de Souza Júnior, de Lavras: (35) 9817-9560