Filé de piau com pirão

19/05/2017 09:20
 Euler Junior/EM
Euler Junior/EM

Ingredientes:

- Filé de um piau
- Meio limão
- Tempero caseiro
- (alho e sal) a gosto
- Fubá para empanar
- Óleo para fritar
- 1 litro de água
- Cabeça e carcaça do piau
- ou de outro peixe
- 1 cebola picada
- Pimenta-do-reino e
- tempero a gosto
- Cheiro-verde a gosto
- 1 copo (americano) de farinha de mandioca

Daterra

- O pequi é fruto em encontrado aos montes naregião e é base para diversas receitas. Entre elas está o licor, produzido de maneiraartesanal. Em Itutinga, a iguaria é uma cortesia do Restaurante Varandas. Contato:(35)8405-5929

Como fazer Filé de piau com pirão:

Temperar o peixe, passar no fubá e fritar dos dois lados, em óleo não muito quente, suficiente para cobrir. Para o pirão, cozinhar a cabeça e a carcaça do peixe, na água com tempero, pimenta e cebola, por 40 minutos. Passar em uma peneira fina e voltar com o líquido para a panela. Misturar a farinha de mandioca, mexer e levar ao fogo, até engrossar, mas não muito. Salpicar cheiro-verde e servir como acompanhamento do peixe.

Paisagem que dá frutos

De Lavras, a equipe do Sabores de Minas segue para Nazareno, a 226 quilômetros de BH. Na entrada da cidade, a recepção é feita pelo Rio Grande, onde moradores e visitantes descansam o olhar diante do correr das águas. Ao lado de uma ponte, está o Restaurante Beira Rio, que há 23 anos oferece um cardápio repleto de receitas à base de peixe. O dono do estabelecimento, Agostinho José de Deus, conhecido como Baú, afirma, sem modéstia, que a casa tem os melhores pescados desossados da região.

E como é comum entre aqueles que se gabam desse mérito, desafia o freguês a achar um único rastro de espinha em seu prato. Natural da cidade, Baú lamenta a escassez de peixes no rio, o que atribui à construção de uma hidrelétrica na região. "Há 20 anos, havia muita traíra. Agora, ficou mais difícil." Ainda assim, não deixa de ter o produto na casa, além de outras espécies, como o piau, que também prepara sem espinha.

Para aproveitar ao máximo o ingrediente, Baú serve o pirão, feito com a carcaça, e o bolinho de peixe, preparado com a carne que tira das espinhas, prova de que na cozinha nada se perde, tudo se transforma.

Receita fornecida por Maria Elizabeth de Andrade Braga, de Nazareno: (35) 9911-0628