Tempurá

12/05/2017 10:10
 Marcos Michelin/EM
Marcos Michelin/EM

Ingredientes:

- 50 g de cenoura
- 1 batata média
- 50 g de vagem
- 150 g de farinha para tempurá (encontrada em lojas de produtos orientais)
- 1 xícara (chá) de água
- 1 pitada de sal
- Óleo para fritar

Curioso

- Tradicionalmente frequentado por pescadores, oBar Poita e Puçá é um dos pontos de encontro mais concorridosda noite ipatinguense. Há 10 anos em funcionamento, o local chama a atenção peloambiente, decorado com objetos dos mais diversos pendurados no teto. Surubim e traírasão o forte da casa.Contato: (31) 8776-2304.

Como fazer Tempurá:

Descascar a cenoura e a batata. Cortar os legumes em tiras finas. Numa vasilha, misturar a farinha, a água e o sal. Deixar essa massa na geladeira até ficar gelada. Mergulhar os legumes na massa e retirar, com uma colher, pequenas porções e fritar em óleo quente, suficiente para cobrir, até que fiquem dourados. Retirar e deixar escorrer em um escorredor.

Versatilidade japonesa

A cozinha ipatinguense vai revelando outros sotaques à medida que é explorada. Depois dos temperos libaneses, é a vez de a comida japonesa dar o ar de sua graça. A cozinha oriental, que já caiu no gosto dos brasileiros, tem em Ipatinga motivo especial para fazer sucesso. Isso porque a cidade abriga cerca de 100 famílias de origem nipônica, uma forte comunidade que vem contribuindo para a economia e cultura do lugar.

Grande parte delas está concentrada no Bairro Cariru, destino dos viajantes para saborear um jantar especial. Os anfitriões são Celso Yukio Taguchi e seus pais, Mitiko e Mario, que administram, juntos, o restaurante Sushi-Ten. Formado em engenharia elétrica, ofício que exerceu por 15 anos, Celso quis ouvir o chamado da cozinha e de sua ascendência. "Sempre gostei de cozinhar. Resolvi tentar e está dando certo", conta.

Sem abandonar o gosto pela comida brasileira, ele e sua mãe ensinam o preparo de uma receita que pode muito bem ser misturada aos sabores da terra. É o tempurá, um delicioso empanado de legumes que permite grande versatilidade no preparo. "A pessoa pode fazer várias variações de ingredientes", explica Celso. Para quem ficou curioso, a dica é não perder tempo. O resultado é uma unanimidade, seja qual for o idioma.

Receita fornecida por Celso Yukio Taguchi, de Ipatinga: (31) 3825-2446