Pernil à pururuca

12/05/2017 09:00

Ingredientes:

- 1 pernil suíno médio, inteiro, com osso e pele
- 2 xícaras (chá) de molho de soja tipo shoyu
- 2 colheres (sopa) de caldo de carne em pó
- Tempero caseiroa gosto
- Molho de pimentaa gosto
- 500 ml de água

Papel alumínio

- Injetor de tempero (Tipo de seringa próprio para temperar carnes)

Variado

- Queijos, doces, linguiças, café e outrosprodutos da roça são comercializados no Empório do Vale, em Ipatinga. O local tambémoferece grande variedade de cachaças produzidas em Minas.Contato: (31) 3824-2316.

Como fazer Pernil à pururuca:

Misturar a água, o shoyu, o caldo de carne, o tempero e a pimenta. Pôr no injetor de tempero e temperar o pernil, espetando a carne em diferentes partes, para que a mistura entranhe. Reservar uma parte para temperar por fora. Deixar de um dia para o outro, coberto com um pano, na geladeira. Levar para assar, coberto com papel alumínio, por seis horas, no forno aquecido a 300 graus. Retirar do forno e deixar de um dia para o outro ou até que esfrie completamente.

Retirar o papel alumínio e levar novamente ao forno aquecido na temperatura máxima, para pururucar.

Fogo de tentações

Uma história que começou despretensiosa e tomou grandes proporções. Um restaurante aberto para reunir a família que já conta com sete unidades, em quatro cidades mineiras, empregando 166 pessoas. Esse é o Restaurante Dona Conceição, com sede em Ipatinga, que desde 1995 vem escrevendo uma trajetória de sucesso e muito sabor. Com o melhor da culinária mineira, está presente em grandes centros comerciais, entre eles shoppings da capital.

Para Itamar Ozório da Silva, dono da casa, o segredo do Dona Conceição é o carinho que acompanha todo o preparo das iguarias. "Comida tem que ter alma. A gente prepara tudo na hora, fazemos o tempero e criamos receitas diferentes", conta. A família de Itamar, com tradição na cozinha, é o que ele chama de laboratório para os inventos gastronômicos do restaurante. Foi assim que surgiu o pastel de pimenta, um dos carros-chefe da casa, e o arroz com pimenta, duas receitas que não podem faltar no almoço.

O pernil à pururuca, uma estrela da cozinha de Minas, e mais 300 opções que se revezam no cardápio a cada dia, montados no fogão à lenha, fazem salivar qualquer um. Impossível resistir.

Receita fornecida por Itamar Ozório da Silva, de Ipatinga: (31) 3826-7679