Maçã de peito

12/05/2017 08:10
 Marcos Michelin/EM
Marcos Michelin/EM

Ingredientes:

- 1 kg de maçã de peito em pedaços
- 1 colher (sopa) de óleo
- 2 colheres (chá) de colorau
- 1 colher e meia (sopa) de tempero caseiro
- 2 folhas de louro
- 500 ml de água
- Cebolinha a gosto

Diferente

- Para presentear ou guardar de recordação, asgarrafas artesanais do Sucata%u2019s Bar, em Ipatinga, são belas opções para armazenarcachaça. Luciana Nobre Batista, dona do lugar, é quem produz as garrafas, a partir debiscuit e materiais como arame e parafusos.Contato:(31) 8778-2232.

Como fazer Maçã de peito:

Em uma panela de pressão, refogar, no óleo, o colorau, o tempero e a carne. Quando dourar, pôr a água e as folhas de louro. Deixar cozinhar por 20 minutos depois que levantar pressão. Deixar esfriar, despejar numa vasilha e levar à geladeira. Quando a gordura da carne ficar por cima, retirar, com uma colher, e descartar. Aquecer a carne e salpicar cebolinha. Servir com fatias de pão.

Para comer sem culpa

Sábado e domingo são dias de churrasco e paneladas de feijoada e maçã de peito na Praça José Alves Teixeira, no Bairro Santa Mônica, em Ipatinga. A freguesia chega com a carne e o bar do Licinho, que fica em frente à praça, entra com a cerveja gelada e iguarias para completar a festa. Comandado por Ulisses de Oliveira Teixeira e a mulher, Lúcia Maria, o bar é ponto de encontro de amigos há 30 anos.

E engana-se que pensa que a movimentação aos fins de semana incomoda os vizinhos. "Eles também são fregueses", conta Licinho, dono de um bom-humor inabalável que cativou toda a clientela. Para ele, no bar todos formam uma família. "O pessoal chega e rapidinho se sente em casa", conta. Na cozinha, quem administra as panelas é Lúcia, cujo tempero é motivo de inúmeras declarações de amor. Ela também tem seus segredos para deixar as receitas mais leves.

No caso da carne, basta deixar o prato na geladeira, para que a gordura talhe. "Depois, eu volto com ele para o fogo. Tenho que fazer isso, senão morrem os meus clientes", brinca. Recebido o sinal verde, resta saborear, sem medo e sem culpa, todas as apetitosas iguarias.

Receita fornecida por Ulisses de Oliveira Teixeira e Lúcia Menezes Teixeira, de Ipatinga: (31) 8707-1548