Bombom de coco

05/05/2017 08:40
 Marcos Michelin/EM
Marcos Michelin/EM

Ingredientes:

Para a casca

- 1 kg de chocolate ao leite:

Para o recheio

- 5 latas de leite condensado
- 500 g de coco ralado, desidratado e sem açúcar
- 2 colheres (sopa) de manteiga:
- Forminhas redondas de
- PVC para bombons, no tamanho desejado
- Papel para embrulhar

Pescados:

- Quando der vontade de saborear um peixe, umadas melhores pedidas em Valadares é o Bar Peixe Vivo, no Bairro Lagoa Santa. O cardápioda casa oferece opções de pratos com pescado de água doce ou salgada, que vão desde atradicional traíra sem espinha a receitas como estrogonofe de peixe. Contato:(33) 3271-9028.

Como fazer Bombom de coco:

Levar ao fogo os ingredientes do recheio e mexer até que a mistura comece a se soltar do fundo da panela. Derreter o chocolate em banho-maria, sem deixar a água ferver, ou no micro-ondas. Despejar o chocolate nas forminhas e escorrer o excesso, de modo que fique apenas uma casca fina. Reservar uma porção do chocolate parte para fechar os bombons. Rechear as casquinhas, ainda nas forminhas, e finalizar com uma camada de chocolate.

Deixar na geladeira por uma hora, antes de retirar das forminhas e embalar.

Doce tentação

Para aproveitar, com gosto, as festas típicas do estado, é preciso deixar a culpa em casa e se entregar ao pecado da gula, ainda que o festejo seja religioso. Na festa de Santo Antônio, em Valadares, cair em tentação é permitido. Afinal de contas, é por uma boa causa. Assim, os visitantes saem da barraca de tortas e vão direto para a de bombons, ávidos por saber que preciosidade se esconde dentro das embalagens coloridas.

Quem prepara as iguarias é a jovem Bruna Dias da Cunha, que mescla a atividade com a profissão de promotora de vendas. Natural de uma família com tradição em doces, ela herdou conhecimento de sobra nessa arte. Seus bombons são um convite ao deleite, com recheio e cobertura na medida. Coco, maracujá, café, cereja e castanha são algumas das opções de sabores, que dividem a atenção dos fregueses com pães de mel, pés de moleque e brigadeiros.

Durante a festa, as iguarias são vendidas e a renda ajuda o Abrigo Esperança, instituição que atende pessoas do interior. Mais uma receita que tem na solidariedade seu maior tempero.

Receita fornecida por Bruna Dias da Cunha, de Governador Valadares: (33) 8403-8412